Já pensou em visitar uma cidade onde só se ouve o barulho da fonte de água da praça central e o canto dos pássaros? Patrocínio Paulista supera qualquer expectativa de cidade interiorana. Por lá, as noites são sempre silenciosas, tranquilas e só se ouve o cricrilar dos grilos.
Enquanto o chamado “turismo do sono” vira uma tendência cada vez mais forte entre os viajantes do mundo, este município pode se destacar como destino ideal para a prática, que tem o objetivo de melhorar a qualidade do descanso.
O que torna Patrocínio Paulista a cidade mais silenciosa do Brasil?
Diferente do que muitos pensam, este município não tem nenhuma legislação própria diferente das demais cidades. Mas, por lá, a gestão pública leva a ‘Lei do Silêncio’ à risca e o limite de som permitido nas áreas residenciais e comerciais é de 55 decibéis, o equivalente ao de uma conversa em tom amigável.
Além disso, a cidade conta com cerca de 14 mil habitantes que contribuem com a manutenção do sossego da região. Aos fins de semana, os jovens se reúnem na praça central para conversar, mas nada de caixas de som no volume máximo, pois isso pode render até multas. Por esse motivo, Patrocínio Paulista é considerada a cidade mais silenciosa do Brasil.
O que fazer por lá?
Localizada a cerca de 400 km da capital, Patrocínio Paulista é uma ótima escolha de destino para quem curte ecoturismo e, claro, silêncio. A principal atração da cidade é a Fazenda Santa Cecília, onde os visitantes podem realizar trilhas, conhecer os animais que vivem por lá, passear de canoa e até mesmo acampar.
Outro local bastante procurado por quem está de passagem por Patrocínio Paulista é a Cachoeira do Guido, com uma queda d’água de 30 metros de altura e pontualmente utilizada para a prática de rapel.
Por fim, não pense que a cidade mais silenciosa do Brasil não é badalada! Além dela integrar a Rota da Fé, em julho, o município promove a Festa do Peão, com rodeio e shows de cantores sertanejos.