O Parque Campana é o mais novo museu a céu aberto de São Paulo. Localizado em Brotas, a atração turística foi idealizada por Fernando e Humberto, mais conhecido como os Irmãos Campana, uns dos poucos artistas brasileiros com peças no acervo do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York.
Apesar de Fernando Campana ter falecido em 2022, seu irmão e parceiro de trabalho continua dando vida ao sonho da dupla. O parque ainda não foi concluído, mas muitos pavilhões já podem ser acessados por meio de visitas guiadas inclusas no próprio ingresso da experiência.
O que você encontra no Parque Campana?
Pensado para misturar arte e conscientização ambiental, a atração turística ocupa o sítio de 52 hectares da família Campana e está localizada em uma área de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Com isso, já podemos perceber a riqueza da biodiversidade da região.
Ao todo, são 12 pavilhões, oito deles já podem ser visitados e quatro ainda estão em fase de criação. Os materiais usados para construir estas obras de arte vivas são retirados do próprio local. Além disso, o Parque Campana é uma oportunidade única de conferir arte em meio à natureza.
Como visitar esta nova atração?
Ficou curioso para conhecer o Parque Campana? O ponto turístico está localizado no Sítio Taquaral, em Brotas, e pode-se visitar na última sexta-feira e sábado de cada mês, exceto feriados. Por lá, os visitantes também encontram um estacionamento pago para deixarem seus carros em segurança.
Os ingressos custam a partir de R$ 25 e são gratuitos para as crianças até cinco anos, idosos acima de 65 anos e grupos de escolas públicas. A experiência inclui uma visita guiada obrigatória, que dura cerca de 1 hora, e uma atividade educativa opcional de 30 minutos. O tempo de permanência no parque é de 2 horas.