A 38ª edição do Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus já tem data e os artistas que farão parte do projeto. O evento começa no dia 05 de outubro e conta com 34 artistas de 16 estados brasileiros.
Em função da reforma da marquise do Parque Ibirapuera, esta edição do Panorama será no MAC USP. A exposição vai ocupar partes do térreo e o terceiro andar do prédio com mais de 130 obras, sendo 79 inéditas.
O que é o Panorama da Arte Brasileira?
A série de mostras Panorama da Arte Brasileira começou em 1969. No entanto, o ano também coincide com a instalação do MAM São Paulo na marquise do Parque do Ibirapuera. Assim, as primeiras edições contribuíram direta e indiretamente na formação do acervo do museu.
Além disso, ao longo das 37 edições, o Panorama da Arte Brasileira também buscou estabelecer diálogos produtivos com diferentes noções sobre a produção artística brasileira, junto com a história, cultura e sociedade.
O evento acontece a cada dois anos, sempre com novas reflexões sobre os debates mais urgentes da contemporaneidade brasileira.
Saiba quem são os artistas que farão parte deste projeto
Ao todo, serão 34 artistas de 16 estados brasileiros que farão parte do 38º Panorama da Arte Brasileira. Com a curadoria de Germano Dushá e Thiago de Paula Souza, e curadoria-adjunta de Ariana Nuala, a seleção foi iniciada há cerca de um ano, na busca por um grupo que fosse plural e interseccional.
Assim, a lista traz artistas de diversas gerações, com pessoas nascidas na década de 1940 até chegar em outros nascidos no fim dos anos 1990 e no início dos 2000. Outro ponto importante é a diversidade de mídias e linguagens derivadas desse corpo artístico.