Sede paulistana da companhia de teatro fica na famosa Praça Franklin Roosevelt.
O paulistano sempre foi bem servido quando o assunto é teatro. Muito além das montagens gigantescas e milionárias de musicais, há vários grupos teatrais independentes atuando em cenários muitas vezes mais underground.
+ 8 prédios emblemáticos de São Paulo e os arquitetos responsáveis por eles
Uma delas é a Companhia de Teatro Os Satyros, que tem sede na Praça Franklin Roosevelt e um histórico para lá de cosmopolita.
Ano de 1989: o início
O grupo teatral já está há três décadas na ativa: sua fundação data de 1989, em São Paulo, da união de forças entre o paranaense Ivam Cabral e o paulista Rodolfo García Vázquez. Na época, ambos assumiram o Teatro Bela Vista (atual Teatro Sérgio Cardoso) com a proposta de revitalizá-lo.
A primeira montagem da companhia adapta alguns dos textos do Marquês de Sade à peça “Sades” ou “Noites com os Professores Imorais”. Por ter ligação direta com artistas do Paraná, o grupo decide apresentar o espetáculo também em Curitiba, dividindo a crítica local.
Com “Saló, Salomé”, de 1991, Os Satyros recebem convites para representar o Brasil em alguns festivais europeus.
Satyros na Europa
Posteriormente, em 1992, o grupo viaja de vez para a Europa, se instalando em Lisboa e se apresentando em festivais de teatro em países como Espanha, Inglaterra e França.
Nesse meio tempo, implantou um curso de interpretação para jovens atores na capital de Portugal, e se tornou a primeira companhia brasileira a se apresentar na Ucrânia após a queda do muro de Berlim.
Retorno ao Brasil
No retorno ao Brasil, em 1994, a companhia opta por montar acampamento em Curitiba, investindo em espetáculos tanto na capital paranaense quanto em Lisboa.
A história da filial portuguesa acaba em 2000, quando Os Satyros inauguram sua sede paulistana na Praça Franklin Roosevelt.
Em São Paulo, realiza sempre no início da primavera a maratona cultural Satyrianas. O evento dura 78 horas ininterruptas e oferece várias atividades gratuitas ao público.
Nos 30 anos de história, a companhia já produziu mais de 100 espetáculos e se apresentou em 20 países. Além disso, lançou os filmes “Hipóteses para o Amor e a Verdade” e “A Filosofia na Alcova” em 2014 e em 2017, respectivamente.
Onde: Praça Franklin Roosevelt, 214 – Consolação