Neste sábado, dia 09, às 16h, o Museu do Ipiranga recebe a Brasil Jazz Sinfônica. Este é o segundo ano consecutivo do programa especial ‘Música no Museu’, que irá contar com seis apresentações ao longo de 2024.
Os ingressos custam a partir de R$ 5 (meia-entrada), e estão disponíveis através do site oficial a partir desta quarta, dia 06. Então, não perca tempo e garanta o seu lugar, porque eles esgotam rapidamente.
Programação apresenta Clássicos no Jazz
No auditório do museu, um quarteto apresenta o programa ‘Clássicos no Jazz’, uma mistura entre os universos erudito e popular.
As canções buscam enriquecer o repertório da música instrumental brasileira, unindo esses dois universos que podem parecer distantes. Porém, com a liberdade artística proporcionada pelo jazz como pano de fundo o grupo prova que a combinação faz muito sentido.
Confira o repertório:
- Pavane e Sicilianne (Gabriel Faure)
- Aria da quarta corda e sicilanne (J.S. Bach)
- Sinfonia 5 e valsa das flores (Tchaikovsky)
- Preludio opus 28 no. 4 (F. Chopin)
- Tema da ópera Carmem (Bizet)
- Tema da ópera Orfeu e Eurídice (Gluck)
- Tema do 30. movimento da Sinfonia 3 (Johannes Brahms)
- Gnossienne 5 e gimnopedie 3 (Eric Satie)
- Pavane (Maurice Ravel)
Brasil Jazz Sinfônica & Música no Museu
A Fundação Padre Anchieta e o Museu do Ipiranga renovam a parceria para promover o evento Música no Museu, com a Brasil Jazz Sinfônica.
Segundo Fábio Chateaubriand Borba, diretor executivo da orquestra, a parceria tem o objetivo de “levar a orquestra à novos palcos, além de proporcionar ações educativas para o público sobre a origem da música popular brasileira“.
Já de acordo com Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga, o programa Música no Museu oferece apresentações musicais relacionadas às temáticas das exposições do Museu do Ipiranga.
Queremos ampliar a programação cultural do Museu. E essa é uma parceria muito rica nesse sentido. Com essa série de concertos, fomentamos o diálogo entre as linhas de pesquisa curatorial do Museu e outras linguagens.”