Os cinéfilos já podem comemorar, pois vem aí a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo! De 17 a 30 de outubro, o público poderá assistir a centenas de títulos de diversos países, em salas de cinema espalhadas pela capital. A programação completa ainda não foi divulgada, mas trazemos a seguir alguns spoilers interessantes de como será esta edição. Confira:
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2024: o que sabemos até então
Estreia nacional de “Ainda Estou Aqui”
Nesta quarta, a organização divulgou que a Mostra contará com a estreia nacional do longa “Ainda Estou Aqui”. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e é dito como uma das promessas do Brasil para o Oscar 2025.
A trama narra a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), mãe do autor. Após a prisão e desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), ela se tornou um dos símbolos da luta pela abertura dos arquivos sobre a ditadura militar.
Foco em filmes indianos
Neste ano, o grande cineasta homenageado pela programação será o indiano Satyajit Ray (1921-1992). Roteirista, escritor e diretor de arte, Ray dirigiu 37 filmes, dentre longas, curtas e documentários. Durante a mostra, o público poderá assistir a uma retrospectiva do cineasta, que tratá filme icônicos como “A Canção da Estrada” (1955), “Aparajito” (1956) e “Mundo de Apu” (1959).
Portanto, um dos focos da programação será o cinema indiano. Por isso, prepare-se para conhecer muitas obras-primas do país sul-asiático!
Confira outros filmes que estarão presentes na Mostra Internacional de Cinema
Até então, a organização divulgou os seguintes filmes participantes:
- “Anora” (Sean Baker)
- “Simón de la Montaña” (Federico Luis)
- “Memoir of a Snail” (Adam Elliot)
- “Vermiglio” (Maura Delpero)
- “The Sparrow in the Chimney” (Ramon Zürcher)
- “Eight Postcards from Utopia” (Radu Jude e Christian Ferencz-Flatz)
Fique de olho nas redes sociais da Mostra para não perder as novidades sobre a programação!