Uma das estações mais icônicas de São Paulo, a Luz, teve seu projeto de modernização aprovado. Os sistemas de iluminação, sonorização e automação passarão por melhoras a fim de otimizar a experiência dos usuários e preservar seu valor histórico.
Além disso, a estação também recebe outras intervenções importantes, como a construção de um novo túnel de transferência para a Linha 4-Amarela, reforçando sua posição estratégica na mobilidade urbana e a preocupação com a sustentabilidade e melhores serviços para os paulistanos.
Saiba o que vai mudar com a modernização da Luz
As alterações propõem que novas tecnologias, mais modernas e sustentáveis, substituam as atuais. Por exemplo: a iluminação será trocada por lâmpadas LED para promover maior eficiência energética e econômica. Já o novo sistema de som trará maior clareza nos avisos, facilitando a comunicação com os passageiros. Ou seja, em breve, você não vai mais ficar perdido na estação porque não compreendeu a mensagem do Centro de Controle Operacional (CCO).
Essas mudanças tem como objetivo não apenas modernizar a infraestrutura centenária da região central de SP, mas também preservar a história do paulistano. Por isso, os órgãos municipal, estadual e federal responsáveis pela preservação do patrimônio histórico aprovaram as melhorias.
Uma estação estratégica para São Paulo
Esta obra foi aprovada pelos órgãos responsáveis pela preservação histórica. Assim, o patrimônio tomado poderá passar por melhorias, que trarão maior eficiência energética e clareza na comunicação, sem prejudicar a estrutura.
O contrato de modernização da Luz foi assinado no final de novembro e tem valor total de R$ 7 milhões. As obras, que serão longas por conta da continuidade das operações da estação, devem durar 30 meses, com previsão de término em maio de 2027.