A Estação Luz é uma das principais do transporte público de São Paulo, recebendo mais de 40 mil passageiros em horários de pico. Essa alta demanda causa certos “congestionamentos” de passantes, sobretudo na transferência entre a CTPM e o metrô! Por isso, o local recebe agora as obras para um novo túnel que facilitará o fluxo de passageiros da CTPM e a Linha 4-Amarela. Confira tudo o que sabemos sobre o novo túnel da Estação da Luz a seguir:
Além de túnel, Estação da Luz receberá uma série de melhorias
Segundo a CTPM, a estrutura atual da Luz não é suficiente para acolher confortavelmente todos os passageiros que passam por lá em horários mais movimentados. Por isso, desde 2023, boa parte da estação está passando por uma reformulação que promete desafogar este grande fluxo.
No total, as obras custarão R$ 59,9 milhões de reais e abrangem não só o túnel, mas também reestruturações acesso para a Avenida Cásper Líbero, na plataforma central e no corredor de integração existente. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2025.
Por enquanto, a CTPM já escavou e impermeabilizou por completo o túnel da Estação da Luz, restando apenas a conexão com a Linha 4-Amarela e alguns reforços na estrutura. Ao fim, é previsto que ele tenha 125 metros de extensão e 9 de largura.