Com os assentos, fica ainda mais confortável e bacana passear por este ponto tão importante da cidade.
Desde o último sábado, dia 01, o Elevado Presidente João Goulart (o famoso Minhocão) passou a ter bancos e tablados aos fins de semana. Em um primeiro momento, a iniciativa acontece nos trechos acima do Terminal Amaral Gurgel e da Praça Marechal Deodoro em caráter experimental.
+ Minhocão: o polêmico Elevado João Goulart
O projeto conta também com a abertura de duas unidades do programa Centro Aberto na parte inferior do Minhocão. Ele proporciona espaços de convivência com bancos, mesas de piquenique, brinquedos e equipamentos de ginástica.
Novos acessos
Para conectar os novos espaços de convívio na Amaral Gurgel e Marechal Deodoro a parte de cima do Elevado, esses dois extremos da via ganharam escadas provisórias. Elas funcionam como pontos de acesso nos dias em que o Minhocão é aberto aos pedestres.
O objetivo é tornar o local mais seguro e acessível à população. Em princípio, trata-se de uma medida experimental por tempo indeterminado e que será monitorada pela prefeitura para avaliar a receptividade dos equipamentos pela população.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa segue o conceito de urbanismo tático, que busca fazer com que a população se aproprie de determinados espaços urbanos a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo. O método já foi aplicado com sucesso em diversos locais do mundo, como Nova Iorque, por exemplo, na Times Square.
+ Os grafites famosos do Minhocão
Foto de capa: Agência Brasil/EBC