A busca pelo melhor croissant do Brasil chegou ao fim nesta sexta, dia 08, durante uma premiação realizada no Hotel Emiliano, nos Jardins. O concurso, promovido pela marca de manteigas francesa Isigny Sainte-Mère, reuniu os principais nomes da panificação nacional para eleger quem produz a melhor receita do clássico francês.
O grande destaque ficou para São Paulo, que conquistou as três primeiras posições do pódio. Desta forma, o estado se consolida como um polo gastronômico de referência quando o assunto é a confeitaria francesa.
Afinal, qual o melhor croissant do Brasil?
Um júri de peso foi recebeu a missão de eleger os melhores croissants do país. Na 1ª edição, quem decidiu foi: Karina Ruiz (Viva Bakery), Bertrand Busquet (Callebaut), Chef Viviane Gonçalves (Emiliano), Fábio Pasquale (Le Blé), Arnaldo Lorençato (Veja Comer e Beber) e Claudia Rezende (Zestzing).
Apesar da competição foi acirrada, três padarias paulistas – sendo duas da capital – se destacaram na produção de croissants autênticos e saborosos. Confira os vencedores:
1º Lugar – Prime Coffee
Com duas unidades no Tatuapé, a Prime Coffee levou o prêmio máximo do concurso. Conhecida por seu ambiente contemporâneo e acolhedor, também oferece brunches e cafés especiais torrados na própria casa. Após a premiação, o chef Ismael da Silva Duarte celebrou:
Não imaginava, mas estou feliz demais. É uma sensação indescritível de missão cumprida. Dá muito trabalho, envolve estudo, criação diária… e a recompensa chegou agora.”
📍 Rua Vilela, 652 | Rua Padre Estevão Pernet, 718 – Tatuapé
2º Lugar – L’Atelier Sucré
Em segundo lugar, o L’Atelier Sucré de Bauru, no interior de SP, se destacou pela qualidade e leveza de seus croissants, que apresentam uma excelente laminação.
A pâtisserie, comandada pela chef Déborah Franciscato Yuhara, é especializada em doces franceses e oferece uma variedade de delícias como tortas de frutas e muito mais.
📍 Avenida Comendador José da Silva Martha, 644 – Jardim Estoril, Bauru
3º Lugar – O Pão
A padaria artesanal O Pão garantiu o terceiro lugar com croissants autênticos feitos com ingredientes de alta qualidade.
Com os chefs Davi Jonatas Morato dos Santos e William de Moura à frente da cozinha, a casa mantém o compromisso com a produção artesanal e orgânica. Além disso, o ambiente simples e acolhedor reflete a filosofia da padaria de conectar as pessoas à comida verdadeira.
📍Rua Ribeiro do Vale, 455 – Brooklin | Rua Anésio Pinto Rosa, 78 – Itaim Bibi