×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Guias Secretos

Do luxo à decadência: a história da Galeria Metrópole

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

galeria metrópole

Se reerguendo aos poucos, endereço já foi um dos lugares mais badalados da cidade.

Passear pelo centro de São Paulo é ter a oportunidade de conhecer uma infinidade de boas histórias. Uma delas pertence à Galeria Metrópole, complexo comercial localizado na avenida São Luís. Com mais de seis décadas de história, o local já viveu muitos altos e baixos.

+ Hora de garimpar: 6 brechós para você renovar o guarda-roupa

 Do luxo à decadência

Erguida em uma área de oito mil metros quadrados entre 1959 e 1964, a construção que abriga a galeria foi projetada pelos arquitetos Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia. Ambos participaram e dividiram o primeiro lugar de um concurso realizado para eleger a melhor proposta arquitetônica para o edifício.

Com proposta luxuosa, a Galeria Metrópole era praticamente uma Oscar Freire de vários andares, localizada em um dos pontos mais nobres da cidade naquela época.

Em um panfleto de lançamento, a construtora prometia 20 mil metros quadrados de lojas, 14 escadas rolantes, restaurante, bares frequentados por universitários e intelectuais, boate e vários escritórios comerciais.

Além disso, havia também o badalado Cine Metrópole, que comportava mais de mil pessoas em suas salas de exibição, e um lindo jardim interno. Tudo isso contribuiu para que a galeria vivesse uma década muito próspera e se tornasse point da elite paulistana.

O jogo viraria em 1974, quando o complexo começou a apresentar sinais de decadência. Nesse meio tempo, a criminalidade no centro da cidade cresceu exponencialmente, afastando cidadãos mais nobres dos entornos.

Publicidade

Assim, parte das lojas acabou baixando as portas e se mudando para outros endereços.  Com o aluguel mais baixo, os boxes da Galeria Metrópole começaram a abrigar negócios mais triviais, incluindo agências de viagens e lojas de conserto.

Retomada do Centro

Nos últimos anos, com o processo de revitalização do centro de São Paulo, novos empreendimentos desembarcaram na Galeria Metrópole. Com boa localização e arquitetura ímpar, o local começou a atrair designers, escritórios de arquitetura, bares e baladinhas.

Os negócios têm prosperado, principalmente por causa do boca a boca e da forte divulgação dos novos espaços nas redes sociais, atraindo principalmente um público mais jovem e engajado.

Onde: Avenida São Luís, 187 – Centro Histórico de São Paulo

Tags: história