Após o sucesso de ‘Rêverie’, no início deste ano, a renomada artista Flávia Junqueira está de volta com ‘Extasia’, mostra que desafia as barreiras do onírico e do real. Nascida da união de “êxtase” e “fantasia”, ela traduz ao público o delírio e a emoção de ambas as palavras por meio de uma grande instalação imersiva, com fotografias lúdicas que conectam-se à infância e à memória dos espectadores.
A mostra ficará em cartaz de 18 de setembro a 26 de janeiro de 2025, no Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313 – Bela Vista). A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis sem custo pelo site.
‘Extasia’ revela o mundo onírico de Flávia Junqueira
Com curadoria de Bianca Coutinho Dias, ‘Extasia’ traz um recorte das obras produzidas por Junqueira em seus últimos cinco anos da carreira. Partindo do tempo, da infância e da memória, a artista produz narrativas visuais fantasiosas em ambientes diversos, criando um novo mundo de encantos e magia.
Em ‘Extasia’, nove fotografias encenadas mostram as intervenções da artista em espaços como o Parque Lage e o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, e o Palacio de Linares, na Espanha. Utilizando de balões de látex, ela cria cenários sensoriais que se mesclam aos elementos do ambiente. Ao se materializarem no espaço, eles instigam a sensação nostálgica da infância dos visitantes.
Segundo a artista, o objetivo é que o público se transporte para as obras. “O público não será só espectador da arte, mas também vai estar no meio dela, sentindo o que está na foto para além da imagem fotográfica”, explica.