Se você gosta de arte e história, temos uma ótima notícia: não precisa mais esperar o final de semana para visitar o museu. Pois um grupo de pesquisa da USP criou uma exposição virtual e você pode acessá-la agora mesmo do seu notebook ou celular.
Testamos a experiência e, sem dúvidas, gostamos da novidade. A proposta é simples: ao acessar a plataforma, você se inserirá em um ambiente com as peças e imagens da mostra e poderá caminhar com sua personagem pelo mapa.
O que você verá na exposição virtual da USP?
O foco da mostra são os sítios pré-históricos com arte rupestre no Estado de São Paulo. De maneira documental, o material exibe imagens das pinturas e gravuras, traz textos explicativos e modelos tridimensionais para que o visitante virtual compreenda os rastros do nosso passado. Atualmente, há 54 sítios com arte rupestre identificados no Estado de São Paulo.
Desta forma, prepare-se para mergulhar na pré-história brasileira sem sair de casa. O mapa contém três salas para você explorar livremente com seu avatar. Além disso, é possível ver outras pessoas circulando pelos ambientes.
Como acessar a experiência?
Para conhecer ‘A Rocha, o Entalhe e a Tinta: Os Registros Rupestres do Estado de São Paulo’ clique aqui. A mostra pode ser acessada de diversos dispositivos, ou seja, diretamente do seu computador ou celular e óculos de realidade virtual, mas para a última opção é necessário instalar o aplicativo Spatial.io, que é gratuito na App Store ou Google Play.
A plataforma que suporta a experiência é o Spatial.io, através dela você pode caminhar pelos ambientes, dar zoom nas imagens e textos complementares e, claro, aprender sobre o período pré-histórico paulista.