Está em cartaz até 30 de maio, no Shopping Pátio Paulista, a exposição ‘Império Romano e os corpos de Pompeia’. A mostra apresenta a vida e o cotidiano de um povo que influencia a humanidade até os dias de hoje.
As visitas são gratuitas e acontecem de segunda a sábado, das 12h às 21h; e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.
Para reservar o seu lugar antecipadamente, basta fazer download do aplicativo do Shopping Pátio Paulista. Após fazer o cadastro, basta agendar o horário em “Exposição – Império Romano”, na aba “Eventos”.
Sobre a experiência
A exposição ‘Império Romano e os corpos de Pompeia’ transporta os visitantes para Roma antiga. Isso porque, além de mais de 200 peças arqueológicas, entre 132 originais e 87 réplicas, a mostra conta com ambientes cenográficos. Estes espaços reproduzem o dia a dia da população do Império Romano.
Entre os destaques do acervo estão:
- réplicas de corpos petrificados de Pompeia,
- um cavalo,
- um famoso cão,
- um sarcófago,
- busto de Júlio Cesar,
- instrumentos de batalhas e
- diversas peças históricas.
Importância de Pompeia na compreensão do Império Romano
A descoberta arqueológica de Pompeia tem grande importância para a compreensão do antigo Mundo Romano. Afinal, a cidade é um dos sítios arqueológicos mais completos e impressionantes de toda história humana.
A erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C. devastou Pompeia e cidades próximas, criando uma espécie de cápsula do tempo em que casas, pessoas e todos os seus pertences ficaram sepultados sob cinzas, lama e terra por séculos. Afinal, apenas em 1748 iniciam-se as primeiras escavações arqueológicas.
Apesar do tempo que se passou, por causa do soterramento, a quantidade de objetos e artefatos encontrados é extremamente alta. Além disso, o estado de preservação de tais materiais é superior à média.
Desse modo, uma cidade pouco conhecida tornou-se uma das principais fornecedoras de fontes de informações sobre Roma. Por isso, em 1997, Pompeia é declarada pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.