Está em cartaz a exposição ‘Somatória de Forças’, da artista visual Aline Bispo. Paulistana de ascendência baiana, Bispo ilustrou o best-seller ‘Torto Arado’, de Itamar Vieira Junior, e traz em seu trabalho reflexões sobre a arte afro-brasileira. Nesta mostra, ela traz trabalhos dos últimos cinco anos de sua carreira, que investigam o sincretismo entre as tradições católicas e afro-brasileiras.
A exposição fica disponível até 02 de outubro, na Galeria Luis Maluf (Rua Brigadeiro Galvão, 996 – Barra Funda). Você pode visitá-la de segunda a sexta, das 10h às 19h; e sábado das 11h às 16h. A entrada é gratuita. Não perca!
Aline Bispo tem exposição solo ‘Somatória de Forças’ em SP
No decorrer de sua história, o sincretismo religioso no Brasil combinou sobretudo tradições católicas com as de origem africana. Muitas das obras de Aline Bispo têm esse fenômeno como ponto de partida, refletindo sobre seus aspectos positivos e negativos.
Segundo o curador Alexandre Bispo, o sincretismo brasileiro levou, por exemplo, à ocultação de muitas das práticas de origem africana. No entanto, ele também criou novas formas de expressão cultural, e ambos os lados são discutidos nas obras da artista.
A mostra traz obras de seus últimos cinco anos de carreira, muitos deles inéditos, que surgiram do contato da artista com celebrações feito a Festa da Boa Morte, Bará do Mercado e Nossa Senhora Aparecida.
Sobre a artista
Nascida em 1989 na capital paulista, Aline Bispo é multiartista visual, ilustradora e curadora. De família baiana, seu trabalho reflete sobre temas como a miscigenação e sincretismos religiosos e culturais.
Suas obras estão presentes em museus como MASP, Museu Afro Brasil, Pinacoteca de São Paulo e muitos outros. Além disso, ela é curadora do Instituto Ibirapitanga e escreve uma coluna no portal Nós, mulheres da periferia.