Neste sexta, dia 27, a exposição fotográfica ‘Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil’ chega a São Paulo. Na mostra, com visita gratuita no edifício do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, é possível conhecer a trajetória de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração econômica e social no Brasil.
O fotógrafo italiano Antonello Veneri, que reside no Brasil há doze anos, registrou histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima. Isso porque, nos últimos anos, milhares de venezuelanos vêm em busca de oportunidades para reconstruírem suas vidas em um novo país.
Para ilustrar o trajeto percorrido por essas famílias, Veneri passou por diferentes locais. Assim, começou pela fronteira com a Venezuela; seguindo para os abrigos da Operação Acolhida, em Roraima; até percorrer diversas cidades brasileiras.
Os lugares por onde passou receberam grupos de venezuelanos, após contratações de trabalho intermediadas por projeto social de acolhimento de imigrantes.
Na exposição, o visitante poderá contemplar fotografias e retratos; e ler depoimentos de pessoas entrevistadas. Além disso, através de recursos audiovisuais, podem refletir sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil.
A exposição conta ainda com um espaço educativo e apresentação de vídeos com depoimentos do fotógrafo sobre os bastidores desta experiência.
Até 26 de junho, o público é convidado a conhecer estas histórias de segunda a sexta, das 8h às 20h, e também aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
No fim de semana de estreia, entre os dias 27 e 29, o fotógrafo Antonello Veneri realiza visitas guiadas e apresenta a exposição aos visitantes. Os horários são das 10h às 12h, e das 15h às 17h.