×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura

Dia Internacional Contra a Homofobia: conheça 12 séries e filmes para aprender sobre o assunto

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

Dia Internacional Contra a Homofobia

Todas as produções estão disponíveis em serviços de streaming.

Nesta segunda, dia 17, é celebrado o Dia Internacional Contra a Homofobia, incentivando a luta contra a discriminação de pessoas LGBTQIA+. A data remonta a 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde deixou de considerar a homossexualidade como doença.

+ Você sabe porque a bandeira LGBTQ+ tem as cores do arco-íris?

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, a comunidade LGBTQIA+ tem conquistado cada vez mais espaço. Isso inclui, é claro, o cinema e a televisão, que muitas vezes são peças-chave para uma conscientização em massa. Por isso, separamos 12 filmes e séries que tratam do assunto (todos disponíveis em serviços de streaming).

Pose (2018)

Com o maior elenco transgênero da história da televisão, “Pose” é representatividade pura. Ao longo de suas três temporadas, a série enfatiza a importância da ball culture, uma expressão de resistência e sobrevivência, em uma Nova Iorque do final dos anos 1980 e início de 1990. Assista na Netflix!

 

Modern Family (2009)

A “família moderna” que dá nome ao seriado é composta por um casal gay e sua filha recém-adotada. Preconceito e a adaptação à nova realidade de pais estão presentes na trama, que consegue debater assuntos sérios com bastante leveza e humor. Por enquanto, apenas nove das 11 temporadas estão no catálogo da Amazon Prime Video.

 

Glee (2009)

Entre muita cantoria e dramas adolescentes, “Glee” conseguiu se aprofundar em belos relacionamentos homoafetivos. Os casais Kurt e Blaine e Brittany e Santana são celebrados por fãs até hoje, mesmo cinco anos após o encerramento da série. As seis temporadas estão disponíveis tanto na Netflix quanto na Amazon Prime Video.

 

Sex Education (2019)

Com duas temporadas de bastante sucesso e uma terceira no forno, “Sex Education” é uma das queridinhas do público jovem. Um dos personagens mais tridimensionais da trama é Eric Effiong, um adolescente gay que luta por seu lugar no mundo. Os episódios estão disponíveis na Netflix.

 

Skins (2007)

Logo em sua primeira temporada, a polêmica “Skins” já trata de aspectos da bissexualidade de dois personagens, Tony e Cassie. O drama evolui exponencialmente, mas o ótimo humor britânico ajuda a suavizar a dose. Também disponível na Netflix.

 

We Are Who We Are (2020)

A série acompanha dois adolescentes americanos vivendo em uma base militar dos Estados Unidos na Itália. A trama aborda com bastante sensibilidade a questão do reconhecimento transexual. Veja no HBO Go.

 

Publicidade

Retrato de Uma Jovem em Chamas (2019)

Um romance nasce quando Marianne começa a pintar secretamente um retrato de Héloïse, que vai se casar. Bem-acolhido pela crítica, ganhou destaque no Festival de Cannes. Disponível no Telecine Play.

 

Moonlight – Sob a Luz do Luar (2016)

Um jovem negro e gay busca autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho da criminalidade em Miami. Entre idas e vindas, encontra o amor onde menos espera. Ganhou três prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme. Veja no HBO Go.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Nacional, o filme acompanha o adolescente Leonardo, que começa a se relacionar com um colega de classe. Encontre na Netflix.

 

O Jogo da Imitação (2014)

Este drama biográfico se baseia na vida do matemático homossexual Alan Turing. Trabalhando com a inteligência britânica para desvendar códigos nazistas, ele não teve seu trabalho devidamente reconhecido por causa de sua sexualidade. Disponível na Amazon Prime Video.

 

Rocketman (2019)

A cinebiografia mostra como um garotinho negligenciado pela família cresceu e se tornou Elton John. Procure o filme no Telecine Play e prepare-se para números musicais grandiosos!

 

A Garota Dinamarquesa (2015)

Cinebiografia de Lili Elbe, a primeira mulher transexual a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Encontre na Netflix.