Você sabia que um dos carnavais mais tradicionais do Brasil está no interior de SP? Estamos falando do Carnaval de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica no Vale do Paraíba, a 171 quilômetros da capital. Conhecido por ser uma folia de marchinhas, é o destino ideal para os paulistanos quem curtem os blocos tradicionais!
Aliás, São Luiz faz sucesso não apenas entre os turistas de SP, como também nos estrangeiros. Afinal, a cidade já foi mencionada como tendo um dos melhores carnavais do interior do Brasil por um artigo do New York Times. Ficou curioso para conhecer? Confira mais detalhes sobre a folia a seguir!
Conheça o Carnaval de marchinhas de São Luiz do Paraitinga!
A fundação de São Luiz do Paraitinga ocorreu em 1769, por bandeirantes. Atualmente, ela se consagra como uma das cidades históricas do interior de SP, com ruas de pedra e casarões coloniais. A origem de seu carnaval é incerta, mas sabemos que a folia como conhecemos hoje começou em 1982, com o surgimento do tradicional bloco Encuca a Cuca.
Com ele, o Carnaval da cidade ganhou dois de seus elementos mais típicos: marchinhas autorais e bonecos gigantes. O objetivo do bloco era representar, por meio da música e dos bonecões, lendas que fazem parte do imaginário local. A primeira homenageada, claro, foi a Cuca. Mas hoje, dezenas de enormes personagens decoram as ruas de São Luiz do Paraitinga durante o carnaval.
Alguns dos atuais blocos mais famosos são o Bloco do Barbosa, Bloco Juca Teles, Bloco Maria Gasolina e Bloco do Saci. A fama é tanta que, apesar de possuir apenas 10 mil habitantes, a pequena cidade recebe até 100 mil turistas em época de Carnaval.
Tradição luizense já foi destaque internacional
Em 2008, um artigo do New York Times citou o Carnaval de São Luiz do Paraitinga como um dos melhores do interior do Brasil. Segundo o autor, Seth Kugel, cidade possui uma das melhores folias de rua “ao estilo antigo” da região, mantendo as antigas do século 20.
Isso se dá porque o ritmo oficial da festa são as marcinhas de Carnaval. Ou seja, por aqui você não ouvirá nada de axé, funk, pop; na verdade, é proibido por lei tocar músicas modernas durante a festa. A medida ocorre para preservar a história e cultura do Carnaval luizense, que nasceu das marchinhas autorais.
Alías, podemos mencionar que desde a década de 1980, já se criaram mais de duas mil marchinhas autênticas em São Luiz. Então se você se interessa em um Carnaval divertido, histórico e cultural, já sabe para onde viajar!