
O céu do interior paulista vai ganhar um espetáculo de cores, técnica e emoção com a chegada do 38º Campeonato Brasileiro de Balonismo! O evento acontece entre os dias 10 e 15 de junho, no entorno do Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva.
Durante essa semana, balonistas de todo o Brasil buscam o título de melhor do país. Ao todo, 50 balões sobrevoarão a cidade, sendo 40 competitivos e 10 especiais — com formatos inusitados como a Galinha Pintadinha, o Cristo Redentor, o Capacete do Ayrton Senna e até a Nave da Xuxa.
Além disso, o evento gratuito conta com atividades culturais, feira gastronômica e o já tradicional Night Glow, show noturno que ilumina os balões ao som de música.
Balões gigantes, competição técnica e muita diversão em Boituva
Boituva já é famosa por seus céus movimentados com paraquedistas, mas, em junho, a cidade vira também a capital nacional do balonismo.
O Campeonato Brasileiro de Balonismo reúne os melhores pilotos do país em uma disputa que combina precisão, leitura de vento e estratégia em provas diárias a partir das 6h30 da manhã.
Durante o campeonato, os balonistas participam de tarefas desafiadoras, como:
- Alvo declarado pelo juiz: lançar uma marca no ponto exato determinado.
- Fly In/Fly On: voar até um alvo comum ou escolhido pelo próprio piloto.
- Cotovelo: mudar de direção entre dois alvos com o menor ângulo possível.
As provas definem quem será o campeão nacional, que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Balonismo, na Polônia. A disputa tem apenas uma categoria, o que torna a competição ainda mais técnica e acirrada.
Mas nem só de adrenalina vive o evento: balões especiais em formatos icônicos fazem a alegria das crianças (e dos adultos), enquanto o público se encanta com o visual incrível do céu colorido ao amanhecer.
Shows e muito mais no Campeonato de Balonismo
Além dos voos matinais, o público pode aproveitar o evento ao longo do dia com uma programação cheia de cultura, lazer e boa comida.
Por exemplo, no Night Glow, quando os balões são inflados ao anoitecer e iluminados como lanternas gigantes ao som de trilhas sonoras emocionantes.
A praça de alimentação conta com comida típica, food trucks e barracas regionais, além de espaço com artesanato e shows ao vivo.
A dica é: chegue cedo, leve binóculo ou câmera fotográfica, e prepare-se para viver uma experiência única no céu e na terra!