Você sabia que o estado de São Paulo conta com o Bolsa Trabalho? O benefício, disponível desde 2021, faz parte do programa Bolsa do Povo e tem como objetivo auxiliar temporariamente pessoas em situação de desemprego, até que possam adentrar no mercado de trabalho novamente.
Além de um auxílio financeiro, o benefício atua na capacitação do cidadão. Dessa forma, os participantes podem aproveitar também de cursos gratuitos e consultoria com especialistas, de forma a desenvolver seus currículos e carreiras.
Se você ficou interessado, confira a seguir mais informações sobre o Bolsa Trabalho, assim como o passo a passo para se inscrever!
Conheça o Bolsa Trabalho
O Bolsa Trabalho faz parte do Bolsa do Povo, programa de auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo é amparar a população desempregada, não apenas financeiramente, mas também oferecendo ferramentas para que ela consiga uma nova ocupação.
Em 2024, a bolsa-auxílio é de R$ 540 por mês, com duração máxima de cinco meses. Junto dela, o beneficiário deve realizar atividades de trabalho em órgãos públicos na carga horária de 20h semanais, onde poderá adquirir experiência prática. Além disso, ele tem acesso a cursos de qualificação profissional e apoio de especialistas dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).
Como se inscrever?
A inscrição para a Bolsa Trabalho é gratuita e online, por este link. Para realizá-la, você deve se encaixar nos seguintes critérios:
- Ser maior de 18 anos;
- Estar desempregado há pelo menos um ano, sem receber Seguro Desemprego ou programa similar;
- Renda familiar per capital de até meio salário mínimo (R$ 706);
- Residir em São Paulo há no mínimo dois anos;
- Não ter outros benecifiários do Bolsa Trabalho na família;
- Estar com o CPF regular perante a Receita Federal.
É preciso preencher todos os requisitos anteriores para ter acesso ao benefício. Para mais informações, confira o site do governo de São Paulo.