Nesta mostra inédita, as obras de Billy Wilder ocupam três andares do Museu da Imagem e do Som, o MIS. A exposição é uma homenagem ao célebre cineasta do século 20 e destaca 13 das 17 produções de Wilder. Assim, propondo ao público uma verdadeira imersão em sua filmografia. Os ingressos para ‘O Cinema de Billy Wilder’ custam a partir de R$ 10.
Além da exposição, a programação especial do museu também está alinhada com o tema cinematográfico. Assim, haverá exibição de filmes do cineasta homenageado, debates, masterclasses, cursos e bate-papos relacionados ao assunto. É uma imersão completa e está imperdível!
Conheça as obras de Billy Wilder
Wilder se consagrou ao dirigir clássicos como ‘Crepúsculo dos deuses’ e ‘Quanto mais quente melhor’. Apesar de ser um cineasta hollywoodiano e com diversos sucessos de bilheteria em seu portfólio, suas criações se destacam pelas amplas possibilidades de interpretações. Assim, transmitindo críticas sociais sutis em meio à produção.
Entre seus maiores sucessos está ‘Crepúsculo dos deuses’, de 1950. O projeto conquistou prêmios do Oscar, como “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Direção de Arte” e “Melhor Trilha Sonora”. Além disso, a parceria de sucesso com o ícone da cultura pop Marilyn Monroe também é importante destaque em sua carreira. Juntos, produziram ‘Quanto mais quente melhor’, de 1959, e ‘O pecado mora ao lado’, de 1955, dois grandes clássicos!
O que você verá nos três andares de exposição do MIS:
A filmografia de Billy Wilder está registrada em diversas mídias curadas e dispostas pela mostra, como:
- Depoimentos de pessoas que conviveram com o diretor;
- Figurinos originais das gravações;
- Fotografias de bastidores;
- Cenas exclusivas;
- Objetos de cena;
- Stills de filmes;
- Cartazes.
Além disso, as recriações dos cenários tornam a exposição imersiva. Assim, você pode mergulhar no ambiente onde os clássicos do cinema se passam. No MIS, mais de cinco áreas de interações foram montadas:
- A clássica escadaria de ‘Crepúsculo dos deuses’;
- Experiência de escapar do inferno número 17;
- Piscina de Norma Desmond.
Fora essas atrações, você poderá dançar com a icônica Marilyn Monroe, tramar golpes no Cinema Noir, desvendar os casos criminais de Agatha Christie e se encantar com Sabrina. Billy Wilder criou um rico universo cinematográfico que, hoje, é tema desta exposição imersiva no MIS. Não deixe de visitar.