Barretos, no interior de São Paulo, é um destino cada vez mais buscado pelos turistas. Em 2024, a cidade ganhou destaque internacional ao entrar para o ranking do Airbnb de cidades mais pesquisadas na plataforma, junto de metrópoles globais como Tóquio e Munique. Foi a única brasileira da lista!
O sucesso não é por acaso. Além de realizar a maior festa de peão da América Latina, o município é lar de atrações históricas, culturais e religiosas para todos os gostos e idades! Se você curte um rodeio, portanto, não pode deixar de visitar.

O que fazer em Barretos?
Maior rodeio da América Latina!
O município está a 450 quilômetros de São Paulo, próximo à divisa com Minas Gerais. Dentre todas as atrações, o grande destaque vai para a Festa do Peão de Barretos, que atrai milhares de turistas a cada edição! Todo agosto, o público confere shows de música sertaneja, a tradicional queima do alho e rodeios emocionantes!
Mas não se engane: por lá, a vivência country não está restrita à Festa do Peão. Pelo contrário, ela está presente o ano inteiro! O Barretos Country Park Resort, por exemplo, é o primeiro parque aquático com temática country do Brasil. São mais de 200 mil metros quadrados com piscinas e tobogãs, além de fazendinha e passeios a cavalo.

Turismo histórico e cultural
Além da festa, quem procura o que fazer em Barretos vai se encantar com sua riqueza histórica. Um exemplo é a Catedral do Divino Espírito Santo, a igreja mais antiga da cidade, fundada em 1877. O templo guarda pinturas renascentistas e imagens sacras do início do século 20, sendo parada obrigatória para quem curte turismo arquitetônico e religioso.
Outra atração é o Palácio das Águias, prédio histórico de estilo neoclássico que já foi sede da prefeitura local. Atualmente, o espaço abriga o Museu Ruy Menezes, que preserva documentos e objetos que contam a trajetória de Barretos e sua importância no estado de São Paulo.
Por fim, a Mesquita de Barretos se destaca como a primeira do interior paulista e única no país com arquitetura mourisca e andaluza. Além de sua beleza, oferece a oportunidade de conhecer mais sobre a presença da cultura islâmica na região!
