Separamos uma lista dos nossos locais favoritos para quem também curte as iguarias e cervejas germânicas como a gente.
São Paulo é uma das maiores colônias de imigrantes de diversos locais do mundo. Recebemos pessoas do Japão, Líbano, Portugal, Itália e, claro, Alemanha. No Brooklin, acontece anualmente a MaiFest, um festival para celebrar a imigração germânica e é cheiaaa de quitutes e bebidas do país. Mas não precisamos esperar por uma feira anual para matar a vontade de comer os pratos tradicionais do país.
Conheça alguns dos restaurantes e bares alemães que a gente adora.
Windhuk
Windhuk era o nome de um navio alemão que foi lançado ao mar em 15 de outubro de 1936. Um dos tripulantes abriu o restaurante em São Paulo e o local foi escolhido para celebrar anualmente a chegada daqueles alemães ao Brasil.
Onde: Alameda dos Arapanés, 1400 – Moema
Berlin Bier Haus
A casa é aconchegante e oferece descontração aliada a boa comida típica alemã, ideal para uma imersão gastronômica.
Onde: Rua Comendador Miguel Calfat, 382 – Itaim Bibi
Zur Alten Muhle
O restaurante típico alemão tem 40 anos de tradição e conta com duas unidades, no Brooklin e no Embu.
Onde: Rua Princesa Isabel, 102 – Brooklin
Rua Belo Horizonte, 76 – Embu
Braugarten
A rede Braugarten começou em 1978, com a inauguração da primeira unidade na cidade de São Paulo. Desde então, ganhou o coração (e o estômago) dos paulistanos.
Onde: Conheça todas as unidades aqui.
Jucalemão
Com 34 anos de existência, a tradição da comida alemã para quem aprecia o bom gourmet, recheado em qualidade e atendimento.
Onde: Veja os endereços aqui.
Konstanz
Um dos mais conhecidos de São Paulo, o Konstanz oferece o melhor da gastronomia suíça e alemã. Por enquanto, somente via Delivery.
Onde: Alameda dos Aicás, 967 – Moema
Schnaps Haus
Inaugurado em 1977 o Schnaps Haus no decorrer de mais de 40 anos mantém no seu cardápio pratos clássicos, como o Paprika Schnitzel, o mais pedido da casa.
Onde: Rua Diogo Moreira, 119 – Pinheiros
Vila Rostock
A mais nova casa alemã fica na Zona Leste e abriu as portas em 2020. Apesar do ano complicado, tem conquistado os clientes com suas porções fartas e chopes artesanais.
Onde: Rua Serra de Japi, 758 – Tatuapé
Foto de capa: RitaE