Todas as quartas, das 18h30 às 20h, a Praça da Colmeia, no Pátio Metrô São Bento, recebe aulas abertas de Samba-Rock. Os amantes da dança (ou mesmo quem quer aprender o ritmo) se reúnem por lá para aprender a dançar.
O projeto começou em 2019, com a parceria entre os professores Jessica Leopoldo e Jefferson Aquino. E é uma grande oportunidade para quem procura formas diferentes de manter o corpo em movimento.
Sob o comando dos professores, os alunos realizam muitos movimentos de cruzamentos de braços e rodopios. Tudo parece complicado, mas com um pouco de treino já é possível demonstrar gingado e o principal: se divertir.
As aulas são gratuitas. Porém, ao fim de cada aula, os professoram passam o chapéu e, cada um, pode contribuir com o que puder e quiser.
Entre os artistas que ajudaram a consagrar o ritmo estão nomes como: Wilson Simonal, Tim Maia, Erasmo Carlos, Clube do Balanço, Novos Baianos, Elis Regina, Paula Lima, Seu Jorge e Funk Como Le Gusta.
Sobre o ritmo
O Samba-Rock surgiu na década de 1950 por meio dos amantes dos bailes da época. O estilo combina uma mistura de movimentos do Rockabilly com o gingado especial do samba, criando um ritmo totalmente novo e divertido.