
Até o fim de janeiro, estações de metrô, trem e terminais de ônibus de São Paulo oferecerão atendimento psicológico gratuito aos passageiros. Esta é a segunda edição da iniciativa “É falando que a gente se cuida”, que busca promover maior atenção à saúde mental da população paulistana.
O projeto é uma parceria entre o Governo de São Paulo e o dr.consulta, portal de gestão de saúde que possui 29 centros médicos na região metropolitana.
Assim, se você estiver passando por um momento conturbado e tenha vontade de conversar com um profissional, poderá fazê-lo de forma acessível em diversas estações de São Paulo.

Passageiros poderão ter atendimento psicológico gratuito em SP
A primeira edição do projeto “É falando que a gente se cuida” ocorreu em 2024, durante o chamado “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. A ação durou 2 meses, buscando auxiliar os quase 7 milhões de passageiros do transporte público de São Paulo.
Agora, o projeto está de volta até o fim de janeiro. Os atendimentos ocorrem de forma online, em cabines que circularão pelas estações e terminais do transporte público. Confira o cronograma a seguir:
- Até 10/01: Estação Tamanduateí (CPTM)
- 13 a 17/01: Estação São Mateus (EMTU)
- 20 a 24/01: Estação Tucuruvi (metrô)
- 27 a 31/01: Estação Engenheiro Goulart (CPTM)

Janeiro Branco: mês de conscientização da saúde mental
O fato de janeiro receber a segunda edição do projeto “É falando que a gente se cuida” não é à tôa. Afinal, o primeiro mês do ano traz consigo a campanha “Janeiro Branco”, que busca conscientizar a população acerca dos cuidados com a saúde mental.
Um estudo do Ministério da Saúde revelou que, em 2024, 45% dos brasileiros entrevistados sofriam com ansiedade, enquanto 19% sofriam de depressão. Em muitos casos, o atendimento com profissionais pode auxiliar, e até prevenir esses casos.
Assim, ao oferecer atendimento psicológico gratuito em locais de grande circulação de pessoas, o projeto “É falando que a gente se cuida” busca reforçar a importância da escuta na prevenção de sofrimentos mentais.
