Obra no centro de São Paulo transforma fachada de prédios em aquário gigante e deve se tornar o novo cartão postal da cidade.
O Aquário Urbano é uma parceria entre o artista Felipe Yung, e o produtor cultural Kléber Pagu. Quando finalizado, 15 prédios e mais de 10 mil metros quadrados estarão pintados. Isso qualifica o projeto a figurar no Guinness dos Book como a maior intervenção de arte urbana do mundo.
De acordo com os idealizadores, a ideia é ser “um mergulho no fundo do mar em pleno centro de São Paulo”. É assim que o apresentam em seu aplicativo de realidade virtual, onde qualquer um pode “visitar” a obra.
A ideia é levar quem passa pela região para um mergulho a céu aberto em um aquário gigantesco. Para os dois, isso faz parte de um processo de ressignificação do centro e do espaço urbano.
O grafite está localizado na Rua Major Sertório com a Rua Bento Freitas. Os vizinhos mais famosos do mural serão os edifícios Itália e o Copan, este último projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e dos mais conhecidos da cidade.
Segundo a dupla, ainda não há previsão para a conclusão do mural, porém, já é possível ver metade do trabalho finalizado. Para acompanhar todo o processo, basta acompanhar o Aquário Urbano no Instagram.
Foto de capa: @americoyung