Até 14 de agosto, a sede do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, recebe seres que habitam uma dimensão paralela. Isso porque, é lá que está em cartaz o ‘ANIMA+GAMES’, que oferece ao público jogos, instalações interativas e animações.
A entrada para a exposição é gratuita. Então, aproveite para visitar de quarta a domingo, das 12h às 18h.
O que esperar
Durante a visita, o público interage com as obras por meio de tablets e smartphones.
Logo à entrada, está um imenso totem, repleto de QRCodes. Assim, basta aproximar o celular ou tablet para cada um dos códigos e descobrir uma nova experiência.
A mostra faz parte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), também em cartaz na Avenida Paulista.
Para a ‘ANIMA+GAMES’, a curadoria do evento selecionou 21 obras, de artistas de diferentes países.
Entre elas, há cinco jogos disponíveis por meio de tablets, obras de animação e duas de realidade aumentada.
Segundo a Agência Brasil, para conferir as obras de realidade aumenta basta baixar dois aplicativos e mirar o celular ou tablet em algum lugar.
Em seguida, já é possível conhecer um monstrinho que flutua e fica passeando pelo local. Trata-se da instalação virtual ‘Genius Loci AR’, de Theo Triantafyllidis. O artista grego partiu da interpretação lúdica do conceito de Genius Loci ou Spirit of Place (Espírito do Lugar).
Além disso, ‘HanaHana AR’, da francesa Melodie Mousset, é um jogo interativo e colaborativo centrado na corporalidade. Aqui, ao mirar sobre algum espaço, começam a surgir braços e mãos. Clicando sobre eles, novos braços vão se multiplicando pela tela. Neste mundo surreal, braços e mãos são extensões dos corpos dos jogadores, que se teletransportam para este universo.