Neste domingo, dia 25, a Casa da Gioconda estreia a peça ‘AB Cenas Paulistanas’. A montagem, inspirada em canções de Adoniran Barbosa, dá vida aos personagens das canções do sambista que melhor retratou o paulistano comum.
Os ingressos são gratuitos e as sessões acontecem aos sábados, domingos e segundas, às 19h30, até 15 de maio.
Homenagem a Adoniran Barbosa
E se os personagens das canções de Adoniran Barbosa ganhassem vida por meio de homônimos?
Como seriam esses personagens em 2023? Que jovem é esse que mora no Jaçanã e precisa ir embora antes do último trem? Quem é Iracema, vítima de atropelamento na avenida São João? Matogrosso, Joca e Maloca são moradores de rua. Quantas pessoas assim cruzamos todos os dias?
O diretor e dramaturgo Milton Morales conta como foi esse exercício de imaginação:
Sempre imaginei como seriam os personagens das músicas do Adoniran Barbosa na vida real. Adoniran nos obriga a olhar para a cidade de maneira mais humana e nos conecta com os reais problemas urbanos. Falamos sobre fome, pessoas em situação de abandono nas ruas, violência contra a mulher… mas isso fica sempre muito num problema. As músicas do Adoniran nos lembram que esses são problemas vividos por pessoas. Que existem histórias ali.”
Algumas gerações depois do nascimento dos famosos personagens, seus descendentes homônimos ainda estão na cidade. Por isso, a ideia da peça é mostrar as lutas e as contradições desta metrópole.
Nove atores e três músicos (paulistanos, claro) assumem 13 personagens que são o espelho real da cidade na multiplicidade de seus tipos.
As cenas se desenrolam em um cenário que muda a cada entrada. Além disso, cada história traz elementos que ajudem a retratar espaços da cidade. Por exemplo, um assentamento urbano, um cortiço ou uma farmácia, contribuindo para um dinamismo em cena.