Neste sábado, dia 23, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) recebe o o 37º Panorama da Arte Brasileira, com o título ‘Sob as cinzas, brasa’. A principal mostra da programação do museu retorna três anos após sua última edição.
A exposição fica em cartaz até 15 de janeiro de 2023. E é possível visitar de terça a domingo, das 10h às 18h.
Os ingressos custam a partir de R$ 12,50 e estão à venda através do site oficial. Lembrando que aos domingos a entrada é gratuita.
Em ‘Sob as cinzas, brasa’, diversos artistas discutem símbolos nacionais e trazem referências ao passado. Para isso, evocam a memória do centenário da independência, a Semana de 22, além da identidade nacional.
O tema busca refletir sobre a urgência das pautas ambientais e sociais no Brasil. Por isso, enfatiza questionamentos e possíveis soluções artísticas que surgem do enfrentamento de um cenário de polarização no país.
A curadoria se baseou em signos que interligam de maneira sutil à brasa. Isso porque, a brasa pode ser não só um símbolo de resistência, mas, também, refere-se ao momento atual.
Além disso, nesta edição, o MAM firmou parceria com o Museu Afro Brasil, que recebe as obras dos artistas Davi de Jesus do Nascimento e Lidia Lisbôa. Além disso, o Jardim das Esculturas também faz parte do circuito de obras, com peça de Jaime Lauriano.
Onde: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, portões 1 e 3