Seguindo o processo de verticalização da cidade, o bairro de Pinheiros tem uma vinícola para chamar de sua. É a Vinícola Urbana, um espaço que reúne pessoas e produtos ligados ao estilo de vida do vinho. Além disso, o local tem como objetivo democratizar o consumo de vinho local. Saiba mais sobre esse novo cantinho em São Paulo!
Ideia de montar vinícola urbana começou em 2015
A Vinícola Urbana é uma novidade em São Paulo, mas a ideia já existia desde 2015 na cabeça do fundador Daniel Colli.
Com formação em gastronomia na Escola Hofmann, em Barcelona, e especialização em culinária francesa na Escola Ferrandi, em Paris, o agora vitivinicultor já trabalhava com vinhos, mas na parte comercial, e aproveitava o tempo livre no continente para visitar produtores locais.
De acordo com Daniel,
Foi em 2015 que vi um surpreendente Sauvignon Blanc e comecei a sonhar com a possibilidade de produzir vinhos perto de São Paulo. Alguns amigos já estavam trabalhando com produção de azeite de oliva, e comecei a pesquisar locais para produzir vinho.
As uvas são produzidas em Cunha, município paulista no alto Paraíba
Para dar início ao projeto, o primeiro passo foi escolher o local para plantar as uvas. Assim, a melhor opção foi Cunha, que fica localizado no alto Paraíba e aninhado entre as serras da Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar.
A escolha se deu pelo apreço de Daniel por vinhos que têm uma certa influência do mar.
Sempre me encantaram os vinhos do novo e velho mundo que recebem influência do mar, e Cunha tinha condições perfeitas.
Vinícola Urbana reúne público para degustar e confraternizar, além de estimular novas criações
Com o espaço pronto, vale muito a pena conhecer esse cantinho que fica em Pinheiros. Não só por ser uma novidade na cidade e reunir pessoas para degustar vinhos e comidinhas que harmonizam com a bebida.
Mas também por ser um espaço que busca desconstruir a ideia de que você precisa ser um grande conhecedor para consumir o vinho.
Além disso, a Vinícola já está planejando os próximos lançamentos. Entre eles, a cerveja para quem gosta de beber vinho, mais leve em corpo, com um pouco mais de acidez e aromas delicados. Também estão em desenvolvimento duas sidras e coquetéis de vinho, como Clericot e o tinto de verão, para combinar com a próxima temporada quente! Quem amou esse rolê?
Onde: Rua Francisco Leitão, 625 – Pinheiros