
Em um mar de construções de vários estilos e para todos os gostos, São Paulo é lar de figuras ímpares que encontraram na cidade o local perfeito para tirar suas ideias do papel. Oscar Niemeyer projetou o icônico Edifício Copan no centro, Estevão Silva ainda levanta sua casa de pedra em Paraisópolis e Raful de Raful construiu uma vila colonial silenciosamente na Aclimação por décadas.
Chamada carinhosamente de “Rafulândia”, a vila secreta é fruto de mais de 60 anos de trabalho do caixeiro. Discreto, o homem apareceu poucas vezes na mídia e faleceu em 2003. Quase 20 anos depois, seu neto, Victor Raful, decidiu abrir essa curiosa atração para visitação. Então, você já pode conhecê-la e matar a curiosidade.
O que você encontra na Rafulândia?
Após décadas de anonimato, tornando-se até uma lenda urbana entre os paulistanos, a vila secreta de Raful finalmente abriu suas portas para que os visitantes explorem cada segredo e cada cantinho do complexo de construções coloniais.
Por lá, você encontra uma cidade cenográfica completa com capela, um curioso presídio e até mesmo um pequeno teatro, onde o próprio criador costumava se apresentar, já que além de caixeiro, era mágico! Raful morou em um sobrado na própria Rafulândia. Hoje, sua residência é um museu e abriga os itens raríssimos que foram colecionados por essa figura um tanto quanto curiosa ainda em vida. O acervo conta com:
- Utensílios históricos;
- Lâmpadas de Edison;
- Pianos cilíndricos;
- Polifon.
Como visitar a vila secreta?
A Rafulândia está localizada na Rua Rubi, 50 – Aclimação. Com mais de seis décadas de existência, o local abriu para visitação há poucos anos e o ingresso custa R$ 40. O espaço abre suas portas para o público às sextas, às 15h,e aos sábados, às 10h.
Na vila, você pode explorar e fotografar à vontade, além de conhecer o acervo histórico do Seu Raful e conversar com seu neto, Victor, para descobrir todas as curiosidades em torno da construção da mística Rafulândia.