Segundo os especialistas, os teus animais de estimação podem precisar de uma vacina contra o coronavírus. 🐶💉🐱
O cão pode ser o melhor amigo do homem, mas, infelizmente, ainda são capazes de transmitir o coronavírus aos seus donos.
Um grupo de cientistas concluiu que poderá vir a ser lançada uma vacina completamente destinada aos animais domésticos, de forma a tentar controlar ainda mais a propagação da infecção.
Os brasileiros já começaram a receber a vacina contra a covid-19, e há agora uma forte possibilidade de os cães e os gatos domésticos do país também virem a ser imunizados num futuro próximo.
O coronavírus pode infectar uma variedade de espécies, incluindo gatos, cães e martas. Embora seja muito improvável que adoeçam por contrair a covid-19, a verdade é que podem facilmente transmitir o vírus para humanos e causar-nos potenciais danos à saúde.
Para prevenir futuros surtos, especialistas da University of East Anglia do Earlham Institute e da University of Minnesota, estão agora a requisitar a vacinação de animais domésticos em todo o mundo.
Num artigo para o jornal Virulence, explicaram que os animais de estimação
representam um risco significativo a longo prazo para a saúde pública. Os gatos são assintomáticos, mas são infetados pelo coronavírus, podendo também infetar humanos. O risco é que comece a passar… de animal para animal, e então comece a evoluir para novas estirpes, específicas de animais…”
Sabe-se ainda que a Rússia está atualmente a realizar testes clínicos para uma vacina contra o coronavírus para visons e outros animais domésticos, que pode tornar-se disponível nos próximos meses.
Foto de capa: @Shutterstock