Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá é longa. Para se deslocar entre as cidades, é preciso tomar uma balsa ou pegar fazer a volta por terra, dirigindo cerca de 40km de rodovia. No entanto, o cenário está previsto para mudar! Isso porque o Governo de São Paulo anunciou neste mês a construção de um túnel Santos-Guarujá, que unirá os municípios por debaixo da terra.
Com profundidade de 21 metros, o túnel será o primeiro imerso de toda a América Latina. Ele terá 1,5km de extensão e tem previsão de diminuir o tempo de travessia para menos de cinco minutos, com vias para carros, pedestres, bicicletas e o VLT.
O projeto está em fase de consulta pública, e as licitações estão previstas para ocorrer no fim deste ano. Confira como será a obra:
Saiba tudo sobre o Túnel Santos-Guarujá!
O túnel imerso Santos-Guarujá tem previsão de ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Dessa forma, será possível facilitar o acesso a locomoção dos moradores da Baixada Santista, além de possibilitar a integração dos sistemas de transporte público dos dois municípios.
Dos 1,5km de extensão da passagem, 870 metros estarão embaixo d’água. A estrutura se dará por meio de seis módulos de concreto pré-modulados, que após a construção em terra firme e testes de vedação e impermeabilidade, serão “mergulhados” para instalação no leito d’água.
O investimento previsto é de R$ 5,96 bilhões de reais, divididos entre a União, o Governo de São Paulo e a iniciativa privada.