Na semana passada, presenciamos duas incríveis chuvas de meteoros brilhando no céu. Agora, mais uma vez, estamos prestes a receber outro espetáculo astronômico: a chamada ‘Superlua Azul’, que iluminará o céu em 19 de agosto. Saiba como apreciar o fenômeno!
Por que “Superlua Azul”?
A Superlua é um fenômeno astronômico em que a lua alcança o seu “perigeu”, ou seja, a sua distância mais próxima da Terra. Ela costuma brilhar ainda mas no céu quando coincide com a lua cheia, já que esta fase faz com que o astro pareça ainda maior do que o habitual.
Já o nome “Lua Azul” é designado sempre que existe mais de uma lua cheia no mês, ou quando temos quatro luas cheias em apenas uma estação do ano. Em agosto, presenciaremos uma Lua Azul sazonal.
Ou seja, o “azul” não tem nada a ver com a coloração! A lua aparecerá com a mesma cor de sempre, como de costume. O fenômeno só recebeu esse nome em homenagem a uma expressão tradicional inglesa: “uma vez a cada luz azul”, para designar algo muito raro.
Que horas veremos a Lua Azul em SP?
A Lua Azul estará visível em todo mundo, e é claro que em São Paulo não será diferente!
O horário do fenômeno depende para cada fuso horário. Para nós, que estamos no fuso de Brasília, a lua cheia estará em seu apogeu às 18:26.
Ou seja, já prepare o alarme para não perder o espetáculo!