Pelo segundo dia consecutivo, São Paulo registra ar mais poluído do mundo. Com a qualidade do ar tão insalubre, é essencial tomar algumas medidas para se manter são e seguro. Confira:
Qualidade do ar em SP: o que fazer para se prevenir?
A Prefeitura de São Paulo recomenda que os habitantes se protejam com alguns cuidados. Confira as melhores práticas para o clima seco:
- Hidratação: beber bastante água ao longo do dia minimiza os efeitos da baixa umidade e poluição no nosso corpo;
- Umidade em ambientes internos: utilize vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água nos cômodos para auxiliar na umidificação do ar;
- Evite a prática de exercícios físicos: se exercitar faz bem, mas em climas tão radicais como esse é melhor deixar o treino para outro dia. Mas, caso você insista, procure realizar a atividade antes das 11h ou depois das 17h;
- Proteção solar: Precisou sair ao ar livre? Não esqueça de passar o protetor solar e utilizar roupas adequadas. Se possível, evite exposição ao sol, principalmente nos horários de maior incidência.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o uso de máscaras do tipo N95 ou PFF2. Já que elas filtram 94% partículas finas e previnem a inalação de poluentes. Então, vale resgatar aquela máscara que sobrou da pandemia ou garantir a sua em uma farmácia.
Um alerta à saúde
Caso você sinta sintomas graves, persistentes ou dificuldade respiratória, vale a pena consultar um médico. Ficar de olho na saúde nesses momentos é essencial! Confira os principais sintomas respiratórios:
- Coceira ou irritação no nariz, olhos ou garganta;
- Dor de cabeça, garganta ou peito;
- Espirros ou tosse;
- Congestão nasal;
- Falta de ar;
- Fadiga;
- Coriza;
- Febre.
O que fazer em caso você presencie uma queimada?
Sabemos que o grande agravante desta qualidade do ar tão insalubre são as queimadas que estão ocorrendo por todo o país. Se, infelizmente, você presenciar uma, confira as medidas que devem ser tomadas:
- Alertar as autoridades: ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou para a Defesa Civil pelo número 199 e informe o local do foco de incêndio;
- Não se aproxime e mantenha uma distância segura da queimada. Lembre-se: inalar a fumaça também é prejudicial à saúde;
- Se possível, informe a vizinhança sobre a situação de risco.
Segundo a previsão do tempo, no próximo domingo, dia 15, deve chover pela capital. Com isso, esperamos que o clima seco melhore por aqui.