Parece difícil acreditar, mas a pessoa mais jovem do mundo a descobrir asteroides tem apenas 5 anos! Além disso, o pequeno Miro Latansio Tsai é paulistano e apaixonado por ciência.
Tudo começou quando, durante a pandemia, os pais de Miro conheceram o projeto Caça Asteroides da Agência Espacial Americana (NASA). Eles resolveram inscrever o filho, que já se interessava por astronomia.
O intuito do projeto é mapear constantemente o céu em busca de objetos próximos que possam apresentar risco de colisão com a Terra. E qualquer pessoa no mundo pode participar.
Foi assim que, entre outubro e novembro de 2021, Miro descobriu 15 corpos celestes nunca antes vistos, que foram aprovados em preliminares pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) e confirmados pela NASA.
Na semana passada, Miro recebeu uma homenagem do Governo do Estado de São Paulo em um dos seus locais favoritos: o Museu Catavento.
De acordo com a mãe do menino, Carla Latansio, em sua primeira visita, com apenas dois anos, já citava os nomes de todos os planetas do Sistema Solar. Isso sem nem mesmo ter estudado o assunto. O pequeno prodígio também é fluente em inglês e está aprendendo mandarim com o pai, Jack Tsai.
O Miro gravou até uma aulinha divertida sobre o Caça Asteroides, ensinando o público a fazer isso: