Entre os dias 08 e 17 de dezembro, São Paulo recebe o tradicional desfile de Natal ‘Parada das Luzes’. O evento gratuito reúne artistas e bailarinos caracterizados de personagens lúdicos e figurinos iluminados com centenas de lâmpadas de led.
Além da capital paulista, Rio de Janeiro (RJ), Iguape (SP), Mogi das Cruzes (SP) e Congonhas (MG) também recebem a atração. Por isso, se você também está na expectativa pelo Natal 2023, confira a seguir os locais por onde o desfile irá passar.
Parada das Luzes
O projeto, que está no Brasil desde 2017, nasceu na Alemanha, em 2004. Em solo brasileiro, já trouxe emoção, alegria e magia a eventos natalinos em diversas cidades para mais de 2 milhões de pessoas.
Taís Somaio, CEO da Valentina Produções, responsável pela realização do evento por aqui, explica o conceito:
Todos os nossos figurinos e adereços são iluminados com 200 a 400 microlâmpadas de LED por traje, feitos com uma tecnologia alemã desenvolvida com exclusividade especialmente para o projeto.”
Além disso, o evento que é sustentável, trabalha com sete dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: consumo e produção responsável, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades.
De forma acessível e gratuita a toda população, a edição 2023 do projeto circula em teatros e espaços de convivência das cidades. Em São Paulo, acontece nas seguintes datas e locais:
- 08/12 – Horário: 18h – Local: Biblioteca Mario de Andrade
- 09/12 – Horário a confirmar – Local: Praça do Patriarca
- 10/12 – Horário: 18h – Local: Centro Cultural Flávio Império
- 10/12 – Horário a confirmar – Local: Praça do Patriarca
- 15/12 – Horário: 19h – Local: Faculdade de Direito/USP – Largo São Francisco
- 16/12 – Horário: 18h – Local: Biblioteca Hans Christian Andersen
- 17/12 – Horário: 18h – Local: Teatro Paulo Eiró
O Natal é um dos feriados mais importantes no Brasil, símbolo de luz e esperança. Por isso, Taís Somaio reforça o objetivo da Parada das Luzes de transmitir emoção e arrancar sorrisos por onde passa.
Hoje, a parada é uma tradição em diversas cidades e, a cada ano, tem maravilhado, com novos personagens e interações, quem assiste às apresentações. É um evento intergeracional e pautado na cultura de paz.”