Recentemente, a maior tartaruga do mundo foi avistada por Rafael Mesquita. O fotógrafo, que já é popular entre os paulistanos por seus registros impressionantes da fauna marinha, emocionou a todos ao fotografar o animal de proporções colossais.
O encontro aconteceu nas águas de Ilha Bela, no litoral paulista, durante uma quinta-feira qualquer, e segundo Rafael: “Eu só havia visto uma tartaruga viva dessa espécie duas vezes e agora tive o privilégio não só de ver novamente, mas de mergulhar com ela!”
Confira o vídeo registrado:
Curiosidades sobre a maior tartaruga do mundo!
O grande animal marinho avistado pelo fotógrafo é da espécie Dermochelys coriacea, conhecida como tartaruga-de-couro. Elas podem passar dos 2,5 metros de comprimento e pesar 700 quilos. Para completar, elas têm a habilidade de mergulhar mais de 1000 metros de profundidade. Impressionante!
Na dieta desta tartaruga está, principalmente: águas vivas e zooplâncton. Ou seja, apesar do tamanho, não há o que temer. Pois, apesar do tamanho, não somos uma opção de lanche para ela.
Além disso, no vídeo é possível notar que o animal está com um “piolho” na pata direita. A rêmora é um peixe que se acopla em outros seres vivos, como tubarões ou tartarugas, para se alimentarem de ectoparasitos ou de restos da alimentação e viajar grandes distâncias. Mas não se preocupe, elas são inofensivas e um excelente exemplo de comensalismo.
O fotógrafo alerta sobre os riscos da espécie
Ao publicar o registro em suas redes sociais, Rafael Mesquita alerta sobre a vulnerabilidade de extinção da espécie tartaruga-de-couro.
Segundo o fotógrafo, fatores como as ações humanas, a poluição dos oceanos e a poluição luminosa das praias contribuem para a degradação do ambiente marinho. Rafael escreve em sua publicação: “Essa aí teve sorte de sobreviver até hoje e eu tive a sorte de encontrá-la!”