
Uma casa da Vila Madalena chama a atenção pela curiosa placa em sua fachada: “vende-se pinóquios e palhaços feitos à mão”. Os dizeres já tão um gostinho do que se esconde por trás das paredes coloridas do imóvel, que guarda um dos locais mais mágicos para amantes da Disney e de artes manuaus. É a Loja de Pinóquios do Gil Toledo, um verdadeiro achado na capital paulista.
Mais conhecido como o Gepetto Paulistano ou somente “Gilpetto”, Gilberto fabrica bonequinhos artesanais há mais de 30 anos. Formado em Engenharia Mecânica, ele encontrou sua verdadeira paixão na marcenaria, onde cria obras de arte em forma de palhaços, fantoches e Pinóquios. Conheça esse lugar mágico em SP, que vai encantar crianças e adultos!
Conheça a fofíssima Loja de Pinóquios do “Gilpetto”!
Em 1988, o engenheiro Gil Toledo decidiu se aventurar por um mundo mais lúdico do que aquele de sua formação. Assim, alugou um galpão e começou seus trabalhos de artesão, criando um primeiro boneco de madeira. Esse Pinóquio teve roupinhas feitas por uma tia que era costureira, e deu um pontapé para uma produção que não para desde então.
A partir daí, o Gepetto Paulistano já fez centenas de bonecos, além de carrinhos e marionetes. Ele produz todos manualmente, desde o corte da madeira, até a pintura e o envernizamento das peças. Assim, nenhum bonequinho é igual a outro, cada um trazendo detalhes únicos e o toque autoral de “Gilpetto”.
Segundo o artesão, a grande durabilidade dos brinquedos de madeira faz com que eles sejam quase eternos, seguindo firmes e fortes durante gerações. O Pinóquio pioneiro da década de 1980, por exemplo, se tornou o xodó de Gil e está com ele até hoje, “vigiando” a criação de seus irmãos no ateliê.
Como conhecer?
A Loja de Pinóquios está na Rua Pascoal Vita, 208G, na Vila Madalena. Você pode conhecer melhor o trabalho de Gil Toledo em seu perfil do Instagram, onde o artesão publica fotos de suas obras. Para saber valores, você pode entrar em contato também pelo Whatsapp, no número (11) 95869-9146.