Nessa quarta, dia 9, São Paulo liberou o uso de máscaras em qualquer ambiente aberto do estado. Apesar da liberação é importante lembrar que o uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público.
Agora, o uso de máscara é opcional em locais abertos como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre.
De acordo com o anúncio do governador João Doria, a decisão se baseou nas análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Afinal, houve redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês.
Eventos com 100% de ocupação
Durante a coletiva, também divulgou-se a liberação de 100% do público nos estádios de futebol de SP. Além disso, a medida é válida para eventos esportivos em geral, culturais e de lazer.
Não haverá a obrigatoriedade do uso de máscara, mas a recomendação é para que continuem usando máscaras. As pessoas que se sentirem bem podem continuar usando máscaras.
afirmou Doria.
Passaporte da Vacina
Apesar da ocupação máxima, o comprovante de vacinação segue valendo. Ou seja, para ingressar nos estádios e outros eventos ao ar livre será necessário apresentar o comprovante com esquema vacinal completo.
Quem ainda não tiver concluído o esquema vacinal, deverá ter tomado ao menos uma dose de vacina e apresentar um teste negativo com validade de 48h (PCR) ou 24h (antígeno).