
Quem nunca teve curiosidade de entrar em um cofre de banco?
Hoje, sede da Secretaria de Esportes, o prédio de 1938 foi projetado pelo arquiteto Álvaro de Arruda Botelho e mantém-se como um dos símbolos do centro da cidade. Além disso, o edifício é uma referência da Art Déco e ainda possui detalhes da época, como os pisos, revestimentos e elevadores. Desde 2017, o espaço é aberto para visitação do público, que pode descobrir todas as histórias do edifício e visitar os cofres, no subsolo.

Durante a visita, o grupo acompanha a arquiteta e autora do livro “Memórias em Versos e Cores”, Ivone Faddul Alves, pelos corredores do prédio e descobrem a história e também as lendas que pairam sobre o local.
Inaugurado com apenas três anos de construção e os gigantescos 14400m², numa época em que não havia os mecanismos de construção de hoje, como devem ter existido riscos, acidentes e mortos. Ela também conta na visita a história de que quando o banco lá funcionava, existia um mecanismo muito rígido de pagamentos e que os devedores perdiam as cabeças.
Surgiu assim a lenda de que o prédio é assombrado por fantasmas do passado. Pode não ser verdade, mas os corredores secretos que serviram de rota de fuga nos tempos do banco ainda estão lá e reforçam o clima de mistério durante a visita.
Em março, excepcionalmente, as visitas estão interrompidas por conta da montagem do cenário do evento La Casa de Papel: The Experience, que acontece por lá a partir de abril. Enquanto parte do edifício servir de palco para o evento, as visitas gratuitas serão apenas às segundas-feiras. No restante do ano, as visitas acontecem de segunda a sexta, em três horários.
Mas é bom garantir o seu lugar logo, porque eles esgotam rapidamente. Para os meses de maio e junho, por exemplo, já não há vagas. Para realizar a visita guiada, deve-se agendar através do email visitabsp@gmail.com.
Para ingressos e mais informações sobre a experiência La Casa de Papel: The Experience, acesse o site.
Informações práticas
Foto de capa: Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo