×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Notícias

Júpiter e Saturno vão se transformar em “planeta duplo” pela primeira vez em quase 800 anos

São Paulo Secreto São Paulo Secreto

Jupiter-e-Saturno

Júpiter e Saturno estão prestes a ter uma reunião no céu e todos nós somos convidados a assistir.

Júpiter e Saturno devem se alinhar pela primeira vez em quase 800 anos. Os dois planetas estão se aproximando há meses e entre 16 e 25 de dezembro, eles se tornarão tão próximos que formarão um “planeta duplo”! É um milagre de Natal . Durante este período, os planetas serão separados por menos de um quarto do diâmetro da lua cheia. E logo após o pôr do sol em 21 de dezembro, poderemos testemunhar esse raro encontro.

O astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan, explicou que “os alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas”. Para contextualizar, a última vez que eles estiveram perto dessa distância foi em 1226. Essencialmente, este é um avistamento que ocorre uma vez na vida e você definitivamente não vai querer perdê-lo.

Júpiter e Saturno 1
Foto: Unsplash

Supondo que o céu esteja sem nuvens na noite do dia 21, este incrível encontro deve ser visível para praticamente qualquer pessoa na Terra. De acordo com os especialistas, você tem a melhor chance de avistar o planeta duplo cerca de uma hora após o pôr do sol. Enquanto a olho nu deve capturar os planetas, os usuários do telescópio também serão capazes de ver suas maiores luas. Acho que sei o que vou pedir ao Papai Noel no Natal.

Publicidade

Se acontecer de você perder o alinhamento raro, terá que esperar mais 70 anos para que ele ocorra novamente. Então, por que não carpe noctem desta vez? Após o pôr do sol em 21 de dezembro, saia, olhe para cima e, com sorte, você verá os dois planetas unirem forças.

Originalmente publicado no Secret London, por Ivy Richardson.

Foto de capa: Unsplash