Júpiter e Saturno estão prestes a ter uma reunião no céu e todos nós somos convidados a assistir.
Júpiter e Saturno devem se alinhar pela primeira vez em quase 800 anos. Os dois planetas estão se aproximando há meses e entre 16 e 25 de dezembro, eles se tornarão tão próximos que formarão um “planeta duplo”! É um milagre de Natal . Durante este período, os planetas serão separados por menos de um quarto do diâmetro da lua cheia. E logo após o pôr do sol em 21 de dezembro, poderemos testemunhar esse raro encontro.
O astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan, explicou que “os alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais, mas essa conjunção é excepcionalmente rara por causa da proximidade dos planetas”. Para contextualizar, a última vez que eles estiveram perto dessa distância foi em 1226. Essencialmente, este é um avistamento que ocorre uma vez na vida e você definitivamente não vai querer perdê-lo.
Supondo que o céu esteja sem nuvens na noite do dia 21, este incrível encontro deve ser visível para praticamente qualquer pessoa na Terra. De acordo com os especialistas, você tem a melhor chance de avistar o planeta duplo cerca de uma hora após o pôr do sol. Enquanto a olho nu deve capturar os planetas, os usuários do telescópio também serão capazes de ver suas maiores luas. Acho que sei o que vou pedir ao Papai Noel no Natal.
Originalmente publicado no Secret London, por Ivy Richardson.
Foto de capa: Unsplash