Curtindo as férias e pensando em como aproveitá-las em SP? Se você gosta de museus, uma visita em uma das maiores instituições de arte do Brasil é um rolê perfeito para aproveitar a cidade. Então, saiba como garantir seus ingressos gratuitos para a Pinacoteca e não deixe esse rolê para depois.
Em 2025, a “Pina”, como é carinhosamente chamada pelos paulistanos, celebra 120 anos de existência. Por isso, em parceria com o Instituto CCR, ViaQuatro e ViaMobilidade, os usuários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás poderão visitar o museu gratuitamente até 31 de janeiro.
Saiba como conseguir seus ingressos gratuitos para a Pinacoteca:
Para resgatar sua entrada, que dá acesso aos três edifícios do museu: Pina Luz, Pina Estação e Pina Contemporânea, basta ficar de olho nos painéis digitais das estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô. Por lá, vão aparecer QR Codes, então basta escanear com a câmera do seu celular e agendar a data da visita. Mas, atenção: cada CPF utilizado no cadastro pode resgatar no máximo dois ingressos para acessar a Pinacoteca.
Neste início de ano, muitas exposições interessantes estão em exibição nas três áreas da Pinacoteca. Confira:
Pinacoteca Luz
- “Caipiras: das derrubadas à saudade”
- “Entre a cabeça e a terra: arte têxtil tradicional africana”
Pinacoteca Estação
- “A forma do fim: esculturas no acervo da Pinacoteca”
- “Renata Lucas: domingo no parque”
Pinacoteca Contemporânea
- “Gabriel Massan: Terceiro Mundo – a dimensão descoberta”
- “Era uma vez: visões do céu e da terra”
Conheça a Pinacoteca de São Paulo:
Considerado um dos mais importantes museus de arte do Brasil e o primeiro a existir em São Paulo, a Pinacoteca abriga mais dez mil obras, sendo grande parte da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Em seu acervo você encontra: Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Di Cavalcanti e muito mais.
O museu funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h, e os ingressos curtam a partir de R$ 15, com gratuidade aos sábados. Além disso, a Pina Luz tem horário especial às quintas-feiras, das 10h às 20h, com entrada gratuita a partir das 18h.
Se você optar pelo uso do transporte público, desembarque na Estação Luz, que tem fácil acesso aos três prédios da Pinacoteca.