A partir desta terça, dia 23, São Paulo se transforma em palco da 4ª edição do Festival Musiques D’afrique. Até sexta, dia 26, o Largo Paissandu recebe o evento gratuito que celebra o Dia Mundial da África, no dia 25 de maio.
Com uma programação completa, o festival abrange uma variedade de expressões artísticas africanas. Desde espetáculos musicais e performances de dança até debates, artistas renomados e emergentes de diversas partes do continente apresentam os ritmos e sons envolventes da África.
Festival Musiques D’afrique
O Centro Cultural Afrika e o Festival Musiques D’afrique foram criados pelo músico e produtor Yannick Delass. Depois de identificar uma ausência de palcos onde pudesse apresentar suas músicas e também a de seus colegas, idealizou espaços onde o encontro entre o público brasileiro, artistas africanos e imigrantes se tornasse uma realidade.
A curadoria desta edição resultou na escolha de oito bandas representantes de diferentes países. Sendo eles: Congo, Cabo-Verde, Togo, Moçambique, Angola, Nigéria e Guiné. Cada uma delas traz consigo uma proposta temática singular, abrangendo uma ampla gama de gêneros e estilos musicais.
Além disso, o festival proporciona uma plataforma para discussões e reflexões sobre a arte e a cultura africana. Através de palestras e debates, será possível explorar a compreensão dos brasileiros em relação à riqueza artística do continente.
Essas iniciativas buscam construir pontes entre públicos diversos, destacando, assim, a importância da empatia, do respeito aos direitos e do envolvimento com a comunidade de imigrantes africanos no país.
Aproveite, portanto, a oportunidade de mergulhar na atmosfera única do Festival Musiques D’afrique. Afinal, aqui, ritmo, alegria e diversidade cultural se encontram.
Consulte a programação completa abaixo e participe dessa celebração da cultura africana, no coração de São Paulo: