São Paulo se prepara para receber o Festival Latinidades 2023, um dos mais importantes eventos dedicados às mulheres negras da América Latina. A 16ª edição do evento gratuito acontece pela primeira vez na capital paulista entre os dias 21 e 23 de julho.O festival busca ampliar a visibilidade do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha, celebrado em 25 de julho. Por isso, durante três dias, o Centro Cultural São Paulo e no Museu das Favelas serão palcos de atividades especiais sobre o tema.
Celebração da Cultura e Resistência Negra no Festival Latinidades
Considerado o maior festival de mulheres negras da América Latina, o Latinidades é uma iniciativa de promoção de equidade de raça e gênero. Além disso, a plataforma impulsiona trajetórias de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.
Durante três dias, essa celebração da cultura afro-latina desembarca em São Paulo para oferecer uma programação intensa. Com shows, palestras, painéis e debates, o festival busca fortalecer o protagonismo das mulheres negras, promover a igualdade racial e estimular o diálogo.
A programação se inicia com uma homenagem à Helena Theodoro, com a Escola de Samba da Mocidade Unida da Mooca, apresentando o samba-enredo do Carnaval 2024, ‘Oyá Helena’, no Centro Cultural de São Paulo.
A partir daí, segue com palestras, debates e oficinas sobre temas como: racismo, sexismo, violência contra mulheres negras, empreendedorismo e cultura afro-brasileira.
Além disso, a Feira Preta Latinidades abre espaço para que empreendedores negros possam expor e comercializar seus produtos e serviços. A feira também contará com apresentações de música, dança e gastronomia afro-brasileira.
Por fim, outro grande destaque é a programação musical, que trará nomes como Tasha e Tracie, Danny Bond, MC Soffia, Vox Sambou, Veeby, Ellen Oléria e Zezé Motta.
A programação completa do evento está disponível no site do Instituto Afrolatinas.