
De 10 a 13 de abril, o Pavilhão Japonês, um dos espaços mais charmosos do Parque Ibirapuera, recebe a 4ª edição do Hachimitsu Matsuri. O festival celebra as abelhas nativas brasileiras e o mel em suas mais diversas formas.
Realizado em parceria com o projeto Coleção Abelhas, o evento promete uma programação intensa. Durante quatro dias, o público terá a chance de curtir bazar, exposições, oficinas, palestras, atividades para crianças e até flash tattoos e live painting.
Com entrada gratuita e foco em educação ambiental e valorização da biodiversidade, o festival ganha ainda mais destaque em 2025. Isso porque, este ano, conta com a presença do chef Alex Atala, defensor das abelhas nativas e um dos maiores nomes da gastronomia brasileira.
Hachimitsu Matsuri traz programação especial sobre abelhas nativas e cultura japonesa no coração de São Paulo
Em japonês, “hachimitsu” significa mel e “matsuri” quer dizer festival. Por isso, a essência do evento é justamente essa: um encontro doce e educativo que promove a convivência entre tradições nipônicas, ciência, arte e preservação ambiental.
Serão 17 expositores no bazar com produtos ligados ao universo das abelhas e do mel, incluindo marcas como Coleção Abelhas, Puhuk, Thais Kato, Ambá Ambá, Apiário Tio Rozalvo, Melissoterapia e Polinizador de Afetos.
Além disso, para os que querem provar delícias à base de mel, a Na Na Ya Patisserie e a Mori Chazeria trazem doces e bebidas criados especialmente para o festival.
A programação também conta com mais de 10 palestras e workshops, abordando temas como por exemplo:
- Diversidade dos méis brasileiros;
- Abelhas sem ferrão (Meliponini) e das orquídeas (Euglossini);
- Observação e registro de abelhas na natureza;
- Jardins agroflorestais e conservação;
- Diversidade de abelhas solitárias.
Para as crianças, a oficina educativa de abelhas sem ferrão promete ensinar de forma lúdica e divertida sobre o papel vital desses insetos para a vida no planeta.
Concurso de Fotografia oferece prêmios aos vencedores
Outro destaque do evento é o II Concurso de Fotografia, com imagens incríveis de abelhas em categorias como Meliponini, Euglossini e abelhas semi-sociais.
As melhores fotos serão exibidas no pavilhão e os vencedores levam para casa uma câmera Instax, da Fujifilm, patrocinadora do evento ao lado da Sakura.
Por fim, o coordenador Flávio Yamamoto explica que o Hachimitsu Matsuri tem crescido a cada edição:
Sentimos que o interesse pelas abelhas é cada vez maior, e um evento totalmente dedicado a elas é uma grande ferramenta para sua conservação. Só protegemos aquilo que conhecemos.”