A 27ª edição do Festival Cultura Inglesa está chegando a São Paulo. Entre os dias 26 de setembro e 13 de outubro de 2024, o evento apresenta uma programação gratuita diversificada que celebra a multiculturalidade.
O tema deste ano é “AÇÃO” e conta com 52 eventos gratuitos, distribuídos por 14 espaços culturais da cidade. Ou seja, o público poderá aproveitar uma rica oferta de atividades que inclui música, teatro, cinema, arte digital e um fórum de debates.
Então, anote na agenda e prepare-se para uma programação completa que celebra as culturas britânica e brasileira!
Como Participar do Festival Cultura Inglesa 2024?
Com uma dezenas de atividades que envolvem música, teatro, cinema, e debates, este é maiores eventos multiculturais de São Paulo. Afinal, durante o período, o Festival cultura Inglesa busca promover conexão entre culturas e oferecendo uma experiência inclusiva para todos os públicos.
Os eventos são gratuitos, e a programação completa pode ser acessada na plataforma oficial. Abaixo selecionamos algumas das principais atividades que você aproveitar no festival.
Programação Musical
A música é um dos grandes destaques do festival, com shows que celebram a diversidade cultural. Por isso, no dia 28 de setembro, acontece o CIF in Concert na Casa Natura Musical.
A partir das 19h30, o público pode desfrutar de apresentações de Xenia França, Funmilayo Afrobeat Orquestra e DJ Evelyn Cristina.
A entrada é gratuita e será a chance de curtir um espetáculo único que mistura ritmos afro e contemporâneos.
Além disso, outro grande destaque é o CIF Soundsystem, que marca o encerramento do festival.
No dia 13 de outubro, o Tendal da Lapa recebe o britânico Mr. Williamz e artistas nacionais como Peroli, Lys Ventura, Junior Dread e outros nomes do reggae e dub.
Teatro
O teatro também ganha espaço de destaque na 27ª edição do Festival Cultura Inglesa.
Isso porque, a companhia britânica Action Hero apresenta o espetáculo ‘The Talent’ nos dias 4 e 5 de outubro no Sesc Consolação.
A peça explora novas abordagens para a performance, e é dirigida pela equipe criativa composta por Deborah Pearson, James Stenhouse e a atriz Gemma Paintin.
Além disso, no dia 2 de outubro, a companhia ministra a oficina “Texto, voz e teatro: Novos caminhos para a performance”, também no Sesc Consolação.
Cinema ao ar livre
Em parceria com a Cinemateca Brasileira, o festival traz três exibições icônicas ao ar livre.
Sendo elas: Back to Black (2024), O Iluminado (1980) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), nos dias 4, 5 e 6 de outubro, respectivamente.
As sessões ocorrem às 20h na sexta e sábado, e às 18h no domingo, sendo a chance de curtir um cineminha ao ar livre em um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo.
CIF Talks
Com o objetivo de promover diálogos sobre temas contemporâneos, o festival realiza no dia 2 de outubro o ‘CIF Talks: Fórum Cultura, Educação e Sociedade’ no Centro Brasileiro Britânico.
O fórum conta com discussões sobre Mediação Cultural, Cultura DEF, Arte e Meio Ambiente e Colaboração Internacional. Ou seja, a chance de conectar profissionais e o público em um ambiente de troca de conhecimento e reflexão.
CIF Paraisópolis
Por fim, no Dia das Crianças, 12 de outubro, o festival promove o CIF Paraisópolis no CEU Paraisópolis. Durante o dia, a população aproveita uma programação repleta de oficinas, música, teatro, dança e batalhas de Slam, coordenadas pela artista Roberta Estrela D’Alva.
Além disso, o festival lança a publicação ‘The Book of Paraisópolis’, um livro-guia bilíngue que celebra o olhar de crianças do território, desenvolvido pelos ingleses Andy Field e Beckie Darlington.