Neste domingo, dia 30, o Favela Jazz Festival volta ao Jardim Boa Vista com line-up protagonizado por mulheres. O evento, que nasceu do icônico Jazz na Kombi, chega a sua 6ª edição trazendo ao foco a representatividade feminina na cena artística brasileira e, sobretudo, jazzística.
A programação acontece no já tradicional ponto de encontro, na Rua André Dias, das 9h às 21h. O objetivo é levar musicistas de referência no Brasil para quebrada com uma programação gratuita e ao ar livre.
Favela Jazz Festival
O Jazz na Kombi é um projeto que surgiu em 2014 com o objetivo de circular pela cidade de São Paulo realizando eventos e festivais de jazz em locais públicos, gratuitamente.
De forma independente e colaborativa, o projeto dissemina o conceito de que a produção cultural se faz coletivamente e de que a cultura se ergue pelo povo. É daí que nasce o Favela Jazz Festival para popularizar o jazz e resgatar as suas raízes urbanas, nas ruas. A ideia é, afinal, acabar com a aura elitista do gênero através de shows na periferia, produção de conteúdos audiovisuais, oficinas e rodas de conversa.
Caru Laet, que pilota o Jazz na Kombi e assina a curadoria e direção do Favela Jazz Festival, fala sobre a importância de valorizar a diversidade e dar maior visibilidade à produção feminina no jazz:
Fazer tudo isso sendo mulher, mãe, é muito difícil. É uma teimosia. Mas ver outras mulheres realizando o trabalho e dando essa força pra gente, para seguirmos, conseguirmos avançar, apesar das inúmeras demandas da vida, lutando contra e vencendo o patriarcado, é muito potente. A nossa mente é mesmo coletiva. As dificuldades que surgem por ser uma realização com muitas mulheres são várias. Diversas redes são necessárias para uma mãe poder pintar, poder produzir e poder subir no palco, por exemplo.”
Programação
Desta vez, a agenda traz Izzy Gordon, Vera Figueiredo, Sintia Piccin Sexteto, Ladybird Quarteto, Lilian Estela e Funmilayo Afrobeat Orquestra entre os destaques. Confira a agenda completa:
- 9h – 11h: Oficina Influências do Jazz
- 11h30 – 12h30: Ladybird Quarteto part. Lilian Estela
- 11h – 16h: Jogos do Mundo
- 11h – 18h: Feirinha
- 13h – 13h40: Cortejo de Maracatu Baque do Boa
- 13h40 – 14h40: Izzy Gordon Quarteto
- 15h – 16h20: Roda de Conversa com integrantes das bandas do festival
- 16h40 – 17h40: Vera Figueiredo Trio
- 18h – 19h: Sintia Piccin Sexteto
- 19h40 – 20h40: Funmilayo Afrobeat Orquestra