×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Notícias

Facebook oferece cursos gratuitos de programação em São Paulo

By Giulia Trecco

Facebook oferece cursos gratuitos de programação em São Paulo

Estação Hack, centro de inovação da companhia, quer capacitar 50 mil jovens este ano

A Estação Hack está com inscrições abertas para cursos, palestras e workshops gratuitos nas áreas de programação, desenvolvimento de aplicativos e preparação para o mercado de trabalho. Os interessados podem concorrer a milhares de  vagas ao longo de 2020. A empresa afirmou que este ano quer dobrar o número de jovens capacitados nos últimos dois anos – desde 2018, 26 mil pessoas passaram pelo projeto. 

Este ano, a empresa aposta em turmas virtuais para conseguir impactar o número de alunos que pretende formar. Ainda assim, só a capacitação “Carreiras STEM, inovação e Design Thinking para jovens” conta com três mil vagas. “Desenvolvimento de apps para jovens” tem mil vagas em oferta e “Programação para Mulheres”, 120 vagas. 

O curso “Programação para jovens” terá as duas opções, sendo que serão só 360 vagas para a opção presencial, enquanto que 16 mil para quem escolher o online. A Estação Hack também oferece programas itinerantes, que levam a outros estados aulas gratuitas de programação a jovens e mentorias e workshops para startups. 

Os programas são desenvolvidos em parceria com as instituições Artemisia, Cel.Lep, Digital House, Garimpo de Soluções, Junior Achievement e Reprograma. O público-alvo e a carga horária variam de acordo com o treinamento. Abaixo você pode conferir os cursos que acontecem na capital e escolher o seu. 

Cursos de Programação e Desenvolvimento de Aplicativos 

Android Studio – Kotlin: o curso ministrado pelo Cel.Lep Tech é uma introdução à programação e ao desenvolvimento de aplicativos para equipamentos móveis. O curso ensina os preceitos básicos e, por isso, é voltado para quem ainda não teve contato com o assunto. Carga horária: 32 horas (8 semanas). Público-alvo: alunos de 16 a 25 anos. Informações e inscrições neste link.

Estação Hack para Educadores: a Digital House Schools e o Facebook criaram uma jornada para capacitação de educadores e pretende impactar a vida de jovens que aprenderão a criar tecnologia, desenvolvendo pensamento lógico em cursos de programação. Serão contemplados educadores que irão replicar seus conhecimentos ensinando Programação para jovens de Educação Básica. O curso tem como objetivo Integrar professores e alunos no mundo da programação, com aulas de HTML e CSS. Carga horária: 24 horas (2 semanas). Público-alvo: professores da rede pública de ensino. Informações e inscrições neste link.

Front-end Coding Course: o curso da Digital House tem como objetivo formar novos profissionais de programação Front-End. O programa foi desenvolvido para quem quer aprender a programar do zero e adquirir habilidades em React (CSS, HTML e JavaScript), além de soft skills em Git e Metodologias Ágeis. Carga horária: 105 horas (5 semanas). Público-alvo: alunos de 16 a 25 anos. Informações e inscrições neste link.

Programação Front-End para Mulheres: aprenda linguagens de programação front-end e ferramentas de capacitação que irão ajudar você a construir uma base sólida na área de tecnologia. Carga horária: 672 horas (18 semanas). Público-alvo: mulheres cis e trans. Informações e inscrições aqui.

Publicidade

UI/UX Basics – Experience, Interface & Prototype: o curso ministrado pelo Cel.Lep Tech oferece instruções básicas sobre design de aplicativos e como eles são experimentados pelos seus usuários, incluindo noções de criação de protótipo. Carga horária: 32 horas (8 semanas). Público-alvo: alunos de 16 a 25 anos. Informações e inscrições neste link.

Cursos de Inovação e Empregabilidade

Conectado Com o Amanhã: o programa da Jr. Achievement possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro e preparação para o mercado de trabalho, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho. Carga horária: 5 horas. Público-alvo: alunos matriculados no Ensino Médio. Informações e inscrições neste link.

Futuro do Trabalho: o programa apresenta aos alunos as transformações no mercado de trabalho, bem como as ferramentas e habilidades exigidas para obter e manter uma profissão em setores com carreiras de alto crescimento, com ênfase em CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática). Carga horária: 5 horas. Público-alvo: alunos matriculados no Ensino Médio. Informações e inscrições neste link.

Innovation Camp: o objetivo deste programa da Jr. Achievement é desenvolver habilidades empreendedoras e mostrar ferramentas de trabalho, que possibilitem aos estudantes encontrarem soluções inovadoras para um desafio proposto. Durante o processo, os alunos contam com a ajuda de mentores que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia. Carga horária: 8 horas. Público-alvo: alunos matriculados no Ensino Médio. Informações e inscrições neste link.

Hackeando Futuros: 10 encontros temáticos mensais com profissionais de referência, gestores públicos e fundadores de startups de diversos setores, para inspirar e provocar empreendedores a redesenhar contextos e ampliar entendimentos de futuro, com a curadoria da Garimpo de Soluções. Carga horária: 2 horas (cada encontro). Público-alvo: empreendedores, investidores, mentores, curiosos e apaixonados por quem muda o mundo. Para mais informações e inscrições clique aqui.

Foto de capa: @Canva