×

TIPO EM SUA PESQUISA E PRESSIONE ENTER

Carregando...
Cultura O Que Fazer

Exposição em homenagem ao artista Vermelho Steam acontece no Centro Cultural São Paulo

Giulia Trecco Giulia Trecco - Editora | São Paulo Secreto

exposição vermelho steam

Na mostra, o público é convidado a explorar as últimas obras do artista, que morreu precocemente por complicações em decorrência da Covid-19.

Um artista multidisciplinar que explorou diversas linguagens e plataformas: assim foi Vermelho Steam, nome artístico de Cesar de Melo Ferreira, que morreu precocemente por complicações em decorrência da Covid-19. Como uma forma de homenageá-lo e trazer ao público uma produção recente de suas obras, o Centro Cultural São Paulo apresenta a exposição ‘Relíquias’ – um recorte inacabado dos trabalhos que Vermelho desenvolvia nos últimos anos.

O curador da mostra, Luis Maluf, ressalta que a mostra não tem um caráter retrospectivo, mas sim a função de registrar o último respiro de produção do artista, que se dedicava à uma nova exposição prevista para entrar em cartaz no final do primeiro semestre de 2021. Os materiais de trabalho sobre sua mesa, os cavaletes, a disposição das tintas e pinceis também fazem parte de Relíquias como um modo de representar esse fragmento do tempo que parou.

Publicidade

O ambiente expositivo conta também com coleções que estavam sempre à sua vista, expostas na própria casa e que eram parte de suas inspirações e referências. Somam-se ainda à mostra algumas obras de Steam que foram emprestadas por colecionadores e familiares.
Com cerca de 40 obras, a exposição revela a força de um pensamento artístico mais acessível defendido por Vermelho, que propunha a conexão com todos, seja nos espaços públicos, nas galerias, museus ou internet.
A exposição é gratuita e acontece de terça a domingo, das 11h às 18h, até o dia 25 de setembro na sala Tarsila do Amaral, no Centro Cultural São Paulo. Bora visitar?
Tags: exposição